Eleições do Conselho Gestor garante participação de 30 conselheiros nos projetos habitacionais

Em processo democrático, os conselheiros irão argumentar no plano de urbanização e novas unidades habitacionais junto aos técnicos. Serão 28 mil famílias beneficiadas com obras de urbanização e conjuntos habitacionais

 As eleições do Conselho Gestor do Perímetro de Ação Integrada Água Vermelha II – que abrange as regiões do Jd. Helena e do Itaim Paulista, ambas na zona Leste – aconteceu no CEI Jardim Helena I e na EMEI Prof. Maria da Luz Silva de Oliveira, no último sábado, dia 2. Compareceram 919 moradores que votaram entre às 9h e 18h.

Os eleitos vão poder alterar e aprovar os projetos de urbanização e infraestrutura. Serão realizadas obras de canalização de água e esgoto, pavimentação, conjuntos habitacionais para as famílias removidas. Os conselheiros vão acompanhar o Plano de Urbanização das ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social). O Projeto encontra-se em fase de desenvolvimento e vai beneficiar 16 mil famílias diretas e 12 mil indiretamente com as obras de infraestrutura, que estão distribuídas em 25 assentamentos precários.

“Nós moradores vemos com clareza e sinceridade esse processo da participação do povo no projeto do Água Vermelha II. Estamos satisfeitos com tudo que o pessoal da Prefeitura nos ensina. O processo está mais maduro. É maravilhoso poder participar disso”, conta Hilda Santos de Castro, moradora do Jd. São Martins há 25 anos. Ela é conselheira eleita no Grupo Áreas de Urbanização e Regularização.

Eleições Água Vermelha II
O processo eleitoral foi composto por 37 candidatos divididos em três grupos: Grupo Áreas de Remoção, Grupo Áreas de Regularização e Grupo Áreas de Urbanização. Cada morador escolheu um representante de cada grupo, ou seja, foram três votos por munícipe. O Grupo Áreas de Remoção com 23 candidatos, sendo que 11 foram eleitos. O Grupo Áreas de Regularização com 10 candidatos sendo que somente dois foram eleitos. E o Grupo Áreas de Urbanização e Regularização composto por quatro candidatos, onde dois foram eleitos. Portanto, a formação do Conselho Gestor é de 30 representantes entre titulares e suplentes.

 

Formação Conselho Gestor para as obras de urbanização no Jardim Helena e Itaim Paulista
A constituição do Conselho Gestor foi iniciada em 2012 com a divulgação do projeto para a população do perímetro. Em 2013, ocorreram 27 reuniões para informar sobre o projeto das obras onde participaram 4.000 moradores.

Mais 08 oficinas – com a participação de 181 moradores – discutiram e refletiram sobre os seus próprios problemas e as possibilidades para solucioná-los, como: mobilidade, transporte público, educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, comércio e serviços, infraestrutura urbana, relacionamento comunitário, entre outros. Posteriormente foi feita a devolutiva das informações coletadas para a comunidade.

Este ano foi realizado mais 05 reuniões com 146 participantes. A equipe social visitou várias casas para identificar os interessados à candidatura de Conselho Gestor.