Prefeitura levará políticas inovadoras ao 7º Fórum Urbano Mundial em Medellín

Evento reúne mais de 160 países. Haddad é convidado de mesa com prefeitos de cidades como Barcelona na terça (8) e na quarta (9) de um debate sobre financiamento de transporte público. Faixas exclusivas, Plano Diretor e Braços Abertos são temas

Fonte: SECOM

Convidada pela ONU-Habitat, a Prefeitura de São Paulo apresentará as ações e resultados das principais políticas públicas adotadas desde o início de 2013, na 7ª edição do Fórum Urbano Mundial, que acontece em Medellín, na Colômbia. O evento, realizado a cada dois anos, reúne mais de 160 países e tem como objetivo discutir a agenda urbana após 2015, quando se encerra a aplicação dos oito objetivos do milênio (ODM) traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O fórum serve ainda como preparativo para a conferência Habitat III em 2016.

Para representar a cidade, além do prefeito Fernando Haddad, estarão presentes os secretários José Floriano de Azevedo Marques Neto (Habitação), Fernando de Mello Franco (Desenvolvimento Urbano), Leonardo Barchini (Relações Internacionais) e Nunzio Briguglio (Comunicação). A comitiva chega a Medellín no início da tarde desta segunda-feira (7) e às 16h30, participa da cerimônia oficial de abertura do evento, na Plaza Mayor Medellín Convenciones y Exposiciones.

“Para termos cidades melhores, com mais qualidade de vida, o mundo clama por medidas corajosas e eles identificam no mundo onde está esse tipo de político. São Paulo, por conta da repercussão e de tudo que foi feito já está chamando a atenção desses organismos internacionais. São Paulo volta a ter políticas inovadoras e que chamam a atenção”, afirmou o secretário de Relações Internacionais, Leonardo Barchini.

Agenda
Na terça-feira (8), às 8h30, Haddad participará de uma mesa redonda com outros líderes como o prefeito de Dakar, Khalifa Sall, a vice-prefeita de Seul, Hyun-Ock Cho, o mandatário de Medellín, Anibal Gaviria e o atual prefeito de Barcelona, Xavier Trias. Na mesa, Haddad falará sobre a criação dos 300 km de faixas exclusivas para ônibus, que trouxe economia de 38 minutos diários na vida dos paulistanos.

A construção do novo Plano Diretor Estratégico (PDE), que está em discussão na Câmara Municipal e a política de combate às drogas, com a criação do programa Braços Abertos, também estarão na apresentação. O programa lançado em janeiro, reúne oportunidades de trabalho, renda, tratamento de saúde, moradia e redução de danos. A Parceria Público-Privada (PPP), com 11 propostas sendo analisadas após chamamento público, que substituirá todo o parque de iluminação da cidade por lâmpadas de LED também será levado para a mesa.

“Nenhuma cidade do mundo conseguiu em tão pouco tempo, dar 38 minutos, em média, por dia para cada trabalhador, por uma política simples, porém, de uma efetividade grande, como a faixa de ônibus, principalmente, quando o mundo todo dialoga com a questão ambiental”, disse Barchini.

Às 12h do mesmo dia, Haddad almoça com Trias e entre às 14h e 18h, faz visitas técnicas na Moravia e Santo Domingo Savio. Na quarta-feira (9), a partir das 8h, o prefeito Haddad participará da mesa ‘Cooperação entre cidades latino-americanas – Financiamento do Transporte Público: Desafios e Oportunidades’. O evento, que acontece no Hotel San Fernando Plaza, contará com mais de 39 cidades.

“Muita gente está prestando atenção nas mudanças que São Paulo tem feito e os grandes aglomerados urbanos tem problemas muito semelhantes. A solução desses problemas passa por medidas muito difíceis de serem tomadas, que no primeiro momento, causam desconforto na população e os tempos políticos, às vezes, não acompanham esse tempo de planejamento e os reais benefícios que não são imediatos”, afirmou Barchini.

Paralelamente, em outras mesas, os secretários municipais apresentarão projetos como o programa de habitação de interesse social, que prevê a construção de 55 mil novas moradias e a cooperação do programa de reurbanização de favelas com municípios africanos como Durban, na África do Sul. O convite para esse encontro foi feito pelo Banco Mundial. O prefeito Haddad deixa Medellín às 12h25 da quarta-feira (9) e chega a São Paulo às 23h30.

Fórum Urbano Mundial
Realizado a cada dois anos, o Fórum Urbano Mundial é o evento sobre cidades e desenvolvimento urbano mais importante do mundo. O evento conta com atividades diversas como mesas redondas, capacitação e assembleias de jovens, de gênero e de negócios. Organizado pela ONU-Habitat, a 7ª edição deverá reunir mais de 10 mil pessoas de mais de 160 países. Além da discussão da agenda de desenvolvimento pós-2015, o evento é o último antes do Habitat III, que acontece a cada 20 anos.