Delegação de Abidjan, capital da Costa de Marfim, faz visita de cortesia à cidade de São Paulo

A delegação visitou as obras de urbanização de Heliópolis, conheceu os programas de urbanização e principais metas de governo. A delegação também teve agenda com as Secretaria de Planejamento, Verde, Assistência Social e Direitos Humanos.

 Uma comissão de representantes da União Européia - UE esteve nesta terça-feira, dia 23, em São Paulo com a missão de conhecer várias comunidades da América Latina e entender os principais gargalos para desenvolver futuros programas de cooperação sustentável entre América Latina, Caribe e Europa. A comissão também conheceu os programas habitacionais da cidade em visita a Heliópolis.

A delegação teve uma breve apresentação sobre os programas de urbanização de favelas da Secretaria Municipal de Habitação, assim como as principais metas estabelecidas dentro do Programa de Metas 2013-2016, que prevê a construção de 55 mil novas moradias, beneficiar 200 mil famílias com o Programa de Regularização Fundiária, beneficiar 70 mil famílias através do Programa de Urbanização de Favelas e mais 70 mil famílias em áreas de Manancial, através do Programa Mananciais.

A comissão visitou as obras de urbanização de Heliópolis, considerada o maior assentamento precário do município. O Programa de Urbanização de Heliópolis prevê a construção de 1.341 novas moradias até 2016. Hoje, estão em andamento 640 unidades habitacionais. As obras incluem melhorias das condições de moradia da população, eliminação de riscos, infraestrutura local, construção de guias e sarjetas e canalização de córrego. Heliópolis é muito grande, está divida em 14 glebas e passa por urbanização há anos. Nas primeiras fases de intervenção já foram entregues 2 mil novas unidades.