Para avançar em projeto, comunidade Futuro Melhor deverá escolher perfil das obras

Representantes da Habi/Norte estiveram com moradores do Peri Alto para indicarem intervenção mais adequada ao perfil da área

Seis representantes da Associação de Moradores Futuro Melhor, Zona Norte, e o Chefe de Gabinete Miguel Biazzi Neto, do Deputado Federal Paulo Teixeira, conversaram nesta sexta feira, dia 12, com o Secretário Municipal da Habitação, José Floriano, para inclusão da comunidade nos programas de urbanização da Prefeitura.

O Departamento de HABI/ Norte da secretaria – representado pela Diretora Mônica Oliveira Vieira Cyrillo e mais duas Assistentes Sociais que acompanham o histórico do caso – estiveram no encontro e apresentaram duas opções de melhorias às 2.100 famílias que estão no local. Na área do Peri Alto vivem 600 famílias na Favela Córrego do Bispo, ou Favela Sem-Terra, e mais 1.500 famílias na Favela Córrego do Bispo, ou Favela do Sapo como é chamada pelos moradores.

Existe a opção de remover as famílias de toda a área e realocar uma parcela no próprio terreno, com a construção de unidades habitacionais; ou remover apenas as famílias que estão em área de risco e os moradores necessários para a realização de obras de urbanização.

Para que o processo avance, o Secretário José Floriano solicitou a decisão dos moradores entre as duas opções apresentadas. A decisão, que será feita democraticamente entre os moradores da área, será exposta à SEHAB em um novo encontro agendado para o dia 12 de agosto, segunda feira. “Após a decisão da maioria das famílias vamos realizar os estudos técnicos da área, tendo em mente o projeto escolhido: urbanização ou conjunto habitacional”, destacou o Secretário.

 

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) realizou um estudo anterior para a viabilização de um Parque Linear nessa área, chamado Córrego do Bispo. Mas, com o planejamento de obras de habitação no mesmo local, deverá haver uma compatibilidade entre os projetos. “Vamos envolver as Secretarias correspondentes a esse caso e, atualizar o Prefeito Haddad para alcançarmos uma decisão junto à comunidade, que possa viabilizar os projetos de habitação popular”, ressaltou o Secretário José Floriano.

Será agendada uma reunião com a SVMA para decidir a prioridade dos projetos. Também com data marcada, será feito um sobrevôo na área da favela Futuro Melhor para traçar o panorama e as possibilidades reais de intervenção. Após essas etapas e a decisão da comunidade no dia 12 de agosto, o projeto Futuro Melhor será acompanhado com prioridade pelo Prefeito. Vale ressaltar que as famílias que forem removidas serão cadastradas e estarão no Programa Auxílio Moradia até serem atendidos com moradia definitiva.