SEHAB se reúne com MSTC para tratar das revitalizações nos prédios do Centro

Houve avanço nos casos apresentados pelo MSTC para conseguir decretar os terrenos como de interesse social

Foram recebidos 15 representantes do MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), nesta quinta feira (20), para discutir e atualizar junto a Secretaria de Habitação, as desapropriações de terrenos e prédios no Centro para transformá-los em Habitação de Interesse Social (HIS).

Representados pelas Coordenadoras do Movimento, Ivaneti Araújo e Carmen Silva Ferreira, os participantes citaram a situação dos prédios da Rua Prestes Maia nº 911 e na Rua Mauá nº 340, que segundo a Secretaria, estão com os processos de Desapropriação de Interesse Social (DIS) bem encaminhados. Para avançar em outros dois casos, os técnicos do Departamento de HABI/Centro irão se reunir com a Subprefeitura da Sé para discutirem sobre a situação das famílias do alojamento localizado na Rua Cristina Tomas, nº 80; e na ocupação da Av. Rio Branco, onde o Movimento pleiteia a construção de unidades habitacionais.

 

Os terrenos localizados na Rua José Bonifácio nos números 137 e 237 estão em processo de negociação com os proprietários para a desapropriação dos terrenos. No caso do prédio do INSS, na Av. 9 de Julho, será preciso, primeiro, resolver a matrícula do terreno de desdobro para que o DIS seja solicitado. “Todas as famílias que estão alojadas no Centro estão cadastradas nos programas habitacionais da secretaria, sendo que 25% dessas famílias serão atendidas dentro do programa de revitalização dos prédios no Centro, e as outras 75% serão contempladas com moradia definitiva em outros conjuntos habitacionais da cidade. As famílias, em nome das entidades de moradia, vão ser atualizadas à medida que formos avançando nesse projeto”, afirmou o Secretário José Floriano.

Aproximadamente 400 famílias que estão no Quadrilátero das ruas Helvetia 1 e 2, e alamedas Dino Bueno e Cleveland, pretendem ser contempladas com moradias definitivas e também tiveram suas solicitações consideradas. O Secretário José Floriano se adiantou e pediu o mapeamento de todos os terrenos que são da CDHU para se reunir com o Presidente da Companhia e incluir essas famílias nas demandas de moradia da SEHAB, o que prevê atuação em parceria. “Nossa política habitacional é forte, prática e real”, ressaltou o Secretário.

Nesses locais discutidos são aproximadamente 3.000 famílias envolvidas. Todas estão sendo cadastradas nos programas habitacionais da secretaria para receberem unidades definitivas ao longo dos próximos anos. “Com o Secretário José Floriano ganhamos espaço para resolver as nossas questões. Sentimos uma aproximação entre a Secretaria e os Movimentos de Moradia; agora ajudamos nas decisões”, afirmou Marileusa Aguiar da Silva, Coordenadora do Quadrilátero das ruas Helvetia 1 e 2, e alamedas Dino Bueno e Cleveland.

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) fez o mapeamento de todos os prédios ocupados na região central da cidade. Esse levantamento não existia. No início do ano, a secretaria saiu a campo para pontuar as ocupações. O objetivo foi diagnosticar a situação da região central a fim de elaborar um planejamento visando atender ao plano de metas. Hoje, temos mapeados 42 prédios na região central, com uma estimativa de cerca de 4 mil famílias vivendo nesses locais.

Desapropriação

De todos os prédios mapeados, a secretaria publicou a Desapropriação de Interesse Social (DIS) para 9 deles. Essa publicação é a primeira medida para o processo desapropriatório e permite ao estado proceder com a ação de desapropriação. A publicação oficial da DIS identifica o imóvel como sendo objeto de interesse público, do município. O interesse público sobrepõe o interesse privado, portanto a próxima etapa é a ação de desapropriação com base no valor venal do imóvel. Esse processo é tratado diretamente na justiça, além das partes envolvidas. O restante dos prédios esta passando por estudos de viabilidade de desapropriação, em alguns casos não é permitido a desapropriação.