Jornada da Habitação leva agricultura urbana, futebol e samba ao Bamburral

Por Débora Yuri

Em processo de urbanização pela Prefeitura, a comunidade do Bamburral, em Perus (Zona Norte), recebeu a 4ª etapa da Jornada da Habitação no último dia 12 de maio. O evento, que é organizado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), tem curadoria do arquiteto italiano Stefano Boeri.

Nessa etapa do evento, o principal tema foi a agricultura urbana sustentável na cidade informal. “Esse será um caminho importante para as cidades brasileiras seguirem. As crianças do Bamburral já começaram a sua plantação aqui ao lado. Espero que, em breve, a comunidade possa vender alimentos, como alface”, disse a superintendente de Habitação Popular, Elisabete França.

O secretário municipal de Habitação, Ricardo Pereira Leite, fez um balanço das Jornadas, que estimulam a troca de experiências entre seis projetos habitacionais de São Paulo e seis cidades do exterior. “Temos tido a oportunidade de aprender muito e de divulgar soluções para a questão habitacional nos assentamentos precários. É um trabalho de longo prazo, mas que está avançando e dando certo. E nada disso é possível sem o apoio da comunidade.”

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, elogiou os programas de urbanização de favelas e regularização de assentamentos precários da pasta. “Os desastres naturais serão cada vez mais fortes, e as áreas de risco serão cada vez mais de risco. Por isso, o trabalho da Sehab tem sido tão importante”, discursou.

No Bamburral, membros italianos da ONG Liveinslums, que atua em Mathare, uma das maiores favelas do Quênia, ensinaram as crianças locais a fazer uma horta. Os estrangeiros explicaram como desenvolveram a produção de legumes e verduras dentro de uma escola em Mathare, para melhorar a precária alimentação dos alunos. “Nossa ideia foi fazer um projeto semelhante aqui, então plantamos uma horta didática. Também existem problemas econômicos e alimentares aqui”, contou o arquiteto Gaetano Berni.

O evento contou ainda com a presença de líderes comunitários e palestras de Kathrin Wieck, do Instituto de Arquitetura Paisagística da Universidade Técnica de Berlim, que falou sobre “Agricultura Urbana – A Experiência de Casablanca”, e Ivo Pons, professor de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, que abordou o tema “Design Possível”. O arquiteto italiano Vittorio Garatti, da universidade Politecnico di Milano, e o brasileiro Marcelo Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura, debateram a “arquitetura para todos”.

Durante o evento, a comunidade se divertiu com shows de música africana, rap e break, capoeira, MPB, samba e um sarau de poesia. Barracas de acarajé e de fogazza reforçavam o intercâmbio entre brasileiros e italianos, e a Tenda da Beleza fazia sucesso entre meninas e mulheres de todas as idades, oferecendo mimos como maquiagem, manicure, cortes de cabelo e penteados. Para arrematar a festa, a bateria mirim da tradicional escola de samba Valença de Perus fez uma apresentação pelas ruas do bairro.

Copa Jornada da Habitação

A Jornada da Habitação no Bamburral marcou também o início da 1ª Copa Jornada da Habitação de Futebol, um campeonato entre times amadores das comunidades paulistanas, organizado pela Sehab. O torneio seguirá o formato da Copa do Mundo, com 32 equipes brigando pela taça.

A abertura aconteceu no Campo do União, em Perus, no sábado 12 de maio, e contou com a presença do secretário municipal de Habitação, Ricardo Pereira Leite, e do secretário Especial de Articulação para a Copa do Mundo de 2014, Gilmar Tadeu. Na sequência, o Fúria 15 derrotou o Família 28 por 6x1 e o Monte Blues bateu o Alvorada por 4x1. A final da Copa Jornada da Habitação está marcada para o dia 30 de junho, no Pelezão, na Lapa.

Confira, abaixo, mais imagens do evento: