Sehab apresenta projeto Caminho Escolar em congresso na Coreia do Sul

Por Carla Santiago

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) esteve presente no XII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado em Changwon (Coreia do Sul) entre os dias 25 e 29 de abril. O evento reuniu cerca de 2.000 funcionários públicos e especialistas em educação de 447 cidades de 32 países, tendo como objetivo discutir temas relacionados ao meio ambiente e à educação.

A Sehab apresentou ao público o projeto Caminho Escolar. Desenvolvido em 2011 e implantado em Paraisópolis (Zona Sul), ele tem como objetivos principais estimular os estudantes a percorrer o trajeto casa-escola com autonomia, incentivar a apropriação e o respeito pelo espaço público e conscientizar a comunidade sobre a necessidade de gerar condições que garantam segurança. “Os participantes [do Congresso] se interessaram pelo caráter público do nosso plano”, disse a coordenadora do projeto Caminho Escolar, Irene Quintáns.

Para implantar o projeto em Paraisópolis, a Prefeitura demarcou duas áreas onde estão instaladas o maior número de escolas e elaborou um estudo detalhado, no qual foram produzidas atividades educativas e realizada uma pesquisa sobre os costumes de 1.600 alunos de 6 a 13 anos.

A partir disso, o Caminho Escolar começou a atender 8.500 alunos de nove instituições de ensino. A Prefeitura prevê melhorar a segurança viária na região até 2013. “É um projeto piloto, mas a ideia é implantar em todas as comunidades de São Paulo que estão sendo urbanizadas”, ressalta Quintáns, que também é arquiteta do Projeto de Urbanização de Paraisópolis.