Famílias atingidas por cratera em Paraisópolis serão contempladas com novas moradias na região

Por Débora Yuri

Todas as 40 famílias que tiveram suas casas interditadas pela Defesa Civil na Rua Doutor Flávio Américo Maurano, em Paraisópolis (Zona Sul), no final de março, serão contempladas com unidades habitacionais construídas pela Prefeitura na região. Enquanto essas obras não ficam prontas, os moradores atingidos estão recebendo Auxílio Aluguel da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Até o dia 10 de abril, oito famílias haviam se mudado e 32 procuravam aluguel.

Em 27 de março, uma forte chuva abriu uma cratera na rua, que fica numa área bastante valorizada de Paraisópolis – esse trecho da favela é próximo à cidade formal e faz frente com a Rua Doutor Francisco Tomás de Carvalho.

O projeto para a região vem sendo apresentado à comunidade, em reuniões do Conselho Gestor. As obras para a área do incidente estão contratadas desde outubro de 2010 pela Prefeitura, e o início da canalização do Córrego do Antonico, que passa por baixo das casas interditadas, está previsto para começar neste mês.

Com a canalização, os moradores vão ganhar um parque linear. Também serão realizadas obras de infraestrutura, como redes de água, esgoto e drenagem, pavimentação do calçadão para pedestres, implantação de uma ciclovia, paisagismo e consolidação geotécnica. As obras nesse setor devem ser concluídas em 2013.

Iniciado em 2006, o projeto para urbanizar Paraisópolis, a maior favela de São Paulo, com cerca de 63 mil moradores, já está na terceira e última fase. Os investimentos na área somarão cerca de R$ 594 milhões, com recursos dos governos Federal, Estadual e Municipal. No total, serão construídas 3.433 unidades habitacionais para a comunidade. O projeto inclui ainda a implantação de parques lineares, a construção da Via Perimetral, da Escola de Música de Paraisópolis e a instalação de equipamentos públicos.