Sistema SUPRI

O Sistema Municipal de Suprimentos, instituído pelo Decreto 31.057/91 de 19.12.91, foi desenvolvido em 1990, e implantado a partir de 1991 no DEMAT-4 e DEMAT-13 (atuais DGSC).


Tem como objetivo gerenciar todos os estoques de materiais de consumo adquiridos pelas diversas Unidades da PMSP. Foi concebido de forma modular:

Módulo Tabela de Materiais
Módulo Controle de Estoques (movimentações dos almoxarifados, estimativas de consumo, requisições on-line, inventários físico-financeiros)
Módulo Fornecedores (dados cadastrais, emissão do Certificado de Registro Cadastral, controle das apenações atribuídas)
Módulo Especificações Técnicas

Cadastramento dos Materiais de Consumo / Bens Patrimoniais / Serviços
Especificações Técnicas;
Fornecedores;
Emissão do Certificado de Registro Cadastral,
Requisição Automática Via Transferência
Requisição Automática Via Distribuição
Controle de Estoques de Materiais (físico e financeiro);
Estimativa de Aquisição,
Consumo e Duração de Estoques.

Os produtos do SUPRI:

Tabela de Materiais / Bens Patrimoniais / Serviços;
Balanço Mensal físico-financeiro dos estoques da PMSP;
Inventário Semestral dos estoques da PMSP;
Relatórios Operacionais e Gerenciais: On-line (via teleimpressora);
Controle do consumo dos materiais;
Controle da utilização das Atas de Registro de Preços;
Controle da entrega de materiais de consumo por fornecedor e por empenho;
Controle da movimentação de materiais nas Unidades da PMSP
Fornecimento de informações gerenciais para auditoria dos Almoxarifados efetuada por AUD/TCM 
Informa preços praticados de bens de consumo na PMSP, administração direta;

CUBOS OLAP

Ferramenta gerencial que possibilita ao próprio usuário gerar relatórios e planilhas gerenciais através do cruzamento de diversos tipos de informações existentes nos vários módulos do Sistema.
Atualmente existem 06 cubos: ajustes; compras; fornecimento; movimento geral; quotas; saldo em estoque.
Permite emitir relatórios gerenciais para os Setores de Compras para efetivo controle das aquisições / baixas / movimentações de materiais nas Unidades.
Criação de novo cubo com informações consolidadas de: compras, transferências-entrada, distribuições, saldo em estoque com o intuito de disponibilizar maior agilidade aos usuários.

BANCO DE PREÇOS

O SISTEMA SUPRI possui um banco de preços para materiais de consumo, relacionando todos os preços mínimos e máximos registrados nos estoques dos Almoxarifados, estabelecendo a moda e a freqüência dos preços mais praticados.

Este banco de preços tem a função de subsidiar as Unidades nos processos de compra, e ainda servir de parâmetro comparativo da "pesquisa de preços".

REGULAMENTAÇÃO DO SISTEMA

Face a necessidade de adequação do Manual de Procedimentos Para Almoxarifados, instituído pelo Decreto nº 23.403/87 de 06 de fevereiro de 1987, em função da informatização desses procedimentos pelo SUPRI e, pela necessidade de se disciplinar e padronizar os procedimentos relativos à operacionalização do Sistema para os Almoxarifados dele usuários e, no que couber, aos demais, foi instituído a Portaria Intersecretarial SF/SMA 01/96, publicada no DOM de 30.01.1996, que estabelece os procedimentos necessários para a utilização do SUPRI no que se refere ao Módulo Controle de Estoques.

SUPORTE AO SISTEMA

O DGSC é a divisão responsável pelo gerenciamento do SISTEMA SUPRI, e dá suporte tanto telefônico quanto pessoal aos seus usuários, fazendo inclusive "visitas agendadas" caso determinada Unidade necessite.

Toda solicitação de cadastramento ao DGSC está regulamentada pela Portaria Intersecretarial SF/SMA 01/96 mas, devido à necessidade de informações mais rápidas, também é aceito pedidos via e-mail, de assuntos que não requerem a assinatura dos Titulares das Unidades Orçamentárias.

Normalmente é publicado no D.O.C. a lista de assuntos aceitos via e-mail, e ainda, diversos Comunicados das inovações do Sistema como novas telas, novos procedimentos, novas regras etc.

Para dúvidas, esclarecimentos, sugestões, as Unidades poderão utilizar-se do endereço eletrônico do DGSC: suprisistemas@prefeitura.sp.gov.br .

REQUISIÇÃO AUTOMÁTICA DE MATERIAIS  

A Secretaria Municipal de Gestão, através da Divisão Técnica de Suprimentos e Concessionárias - DGSC, do Departamento de Gestão de Suprimentos e Serviços, disponibiliza a todas as Unidades da PMSP o módulo de requisição automática de materiais, que tem por finalidade agilizar a execução dos trabalhos do Almoxarifado, a economia gradativa de papel e maior transparência na execução dos procedimentos.
Para as Unidades de Consumo esta ferramenta tem como premissa:
•   Eliminar o fluxo de papel
•   Evitar rasuras e imprecisões nas solicitações de materiais
•   Possibilitar a quem requisita parâmetros para as requisições dos materiais e suas quantidades
Para os Almoxarifados esta ferramenta tem como premissa:
•   Maior velocidade na emissão da Nota de Distribuição de Materiais
•   Menor incidência de erros relativos à digitação e ao fornecimento dos materiais
•   Maior economicidade nos gastos de papel
Esta ferramenta traz enormes benefícios, visto que o almoxarifado somente poderá distribuir materiais se houver uma requisição processada, e que impedirá a distribuição de materiais não solicitados ou ainda sem um pedido formalizado.
Gera ainda grande economia na emissão de relatórios, possibilitando que a Unidade faça o seu gerenciamento na própria tela do sistema, e só imprima realmente o necessário.
Atualmente o DGSC, através de uma equipe de profissionais capacitados em treinamento, já realizou a implantação do referido modulo em diversos Almoxarifados, possibilitando a utilização por todas as Unidades de Consumo, propondo capacitação a praticamente todos os operadores do SISTEMA SUPRI.
Todas as Unidades da Administração Direta da Prefeitura do Município de São Paulo que utilizam materiais de uso comum já possuem a ferramenta, que tem a proposta de modificar o formato de solicitação de materiais, criando agilidade e eliminando a burocracia entre o Almoxarifado e as Unidades Abastecidas, ficando sem utilizar a ferramenta somente as Unidades que gerenciam materiais específicos (Escolas Municipais, UBS’s, AMA’s, Almoxarifados de Combustíveis, etc).
Esta é mais uma ferramenta de gestão que visa agilidade e economia beneficiando todos os usuários.

MANUAIS DO SISTEMA

O DGSC disponibiliza os manuais de utilização referentes aos diversos Módulos do Sistema, facilitando a sua utilização por parte dos usuários, pois além de auto explicativo, relaciona cada tela dos módulos e dá, passo a passo, a maneira de preenchimento das mesmas. Para solicitação dos manuais a Unidade deverá encaminhar pedido ao e-mail do DGSC.

Os manuais são:

  • Controle de Estoques
  • Requisição Automática Para Distribuição

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

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