COGESS promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Ações de acompanhamento da saúde e prática de exercícios para os servidores da PMSP

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor - COGESS, da Secretaria Municipal de Gestão – SMG, promoveu o Seminário de Saúde do Servidor. O encontro, realizado na última terça-feira (10), contou com atividades de cuidado com a saúde dirigida aos servidores de diversas Secretarias.


A equipe de enfermagem da COGESS realizou exame de glicemia, cálculo do índice de massa corpórea e aferição de pressão dos servidores inscritos para o Seminário e também dos servidores da SMG, com a devolutiva dos resultados e orientações sobre a adoção de ações para a melhoria e prevenção da saúde.


Os servidores também praticaram exercícios do Lian Gong em 18 terapias - prática corporal chinesa que traz muitos benefícios à saúde, ministrada por Carmen Cristovam Oliveira, instrutora e coordenadora do PROSPIC - Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares, da COGESS.

Servidores acompanham palestra sobre a Febre Amarela


Cerca de 60 servidores participaram da palestra “Situação Epidemiológica da Febre Amarela”, com Nathália Franceschi Landi, bióloga da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, que apresentou informações sobre a doença e destacou as ações adotadas para sua prevenção e controle, que envolvem a vigilância epidemiológica, controle vetorial, imunização, assistência, comunicação e mobilização social.


Segundo Nathália, a febre amarela é uma doença febril aguda, não contagiosa, causada por um vírus e transmitida por mosquitos. Tem duração, de no máximo 12 dias, e potencial de disseminação e transmissão bastante elevado. Apresenta dois ciclos de transmissão distintos: a febre amarela urbana e a febre amarela silvestre. No Brasil, todos os casos registrados são de febre amarela silvestre, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. “Do ponto de vista etiológico, clínico, imunológico e fisiopatológico, a doença é a mesma nos dois ciclos, a diferença está nos vetores envolvidos, e o ciclo silvestre é entre primatas não humanos”, explicou.


A bióloga destacou que, de setembro de 2017 até 4 de abril deste ano, foram vacinadas 6.261.609 pessoas, o equivalente a 53,5% da população. A Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela, utilizando a dose fracionada, foi ampliada para todo o Município de São Paulo, com duração prevista até 30 de maio.