MELHORIAS NO ATENDIMENTO AO SERVIDOR FOI META PRIORITÁRIA DA COGESS

 Uma das metas prioritárias da Coordenação de Gestão Saúde do Servidor - COGESS para 2017 foi a redução do tempo médio de espera para realização das perícias médicas para 20 dias ou menos. Por meio da implantação de uma série de ações, a Coordenação conseguiu encerrar o ano com a diminuição da fila de perícias para licenças 143 (para tratamento de saúde do próprio servidor) de 82 dias, em agosto de 2017, para 22 dias, em janeiro de 2018.

Uma das ações essenciais para este resultado foi a implantação do Núcleo Centralizado de Agendas, com a missão de otimizar vagas (ofertadas e ocupadas) e segmentar os agendamentos de perícias. As novas regras e a atualização do sistema auxiliaram também na diminuição do tempo de espera para perícias de licenças de Acidente do Trabalho de curta duração (até 15 dias) e de registro de Acidente do Trabalho, uma das maiores demandas da COGESS. Também foi criado um novo agendamento exclusivo de perícias para servidores da Secretaria Municipal de Educação, considerando suas peculiaridades em relação ao ano letivo escolar.

As servidoras também passaram a ser atendidas em perícias médicas para concessão de licença à gestante sem necessidade de agendamento prévio. A mesma lógica foi aplicada aos servidores que tiveram internação hospitalar, que podem enviar sua documentação à COGESS sem agendamento.

Uma segunda meta da Coordenação é a redução de, pelo menos, 20% no índice de faltas de servidores em perícias agendadas. Por isso, a participação do servidor é fundamental para que estas melhorias continuem. As faltas às perícias comprometem todo o processo de agendamento, causando, além de prejuízos diretos ao servidor, que perde instâncias de recurso, um grande desperdício de recursos municipais. Algumas das ações adotadas para minimizar as faltas foi a sensibilização das unidades de gestão de pessoas, o serviço de mensagens (SMS) para lembrar ao servidor de seu agendamento e a proposta de revisão da legislação. Com isto, houve uma redução de 30% das faltas às perícias.

Entre as prioridades da COGESS também estão a promoção à saúde e a redução do número de acidentes do trabalho. A meta é reduzir em 5% os Acidentes do Trabalho Típicos e de Trajeto, no âmbito da Prefeitura de São Paulo. Para este desafio, está em construção a Política de Medicina e Segurança do Trabalho com foco na implantação dos SESMTs - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e no fortalecimento das CIPAs - Comissões Internas de Prevenção de Acidentes. Em uma primeira etapa, contribuindo com essa meta, haverá a parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, através da Autarquia Hospitalar Municipal, otimizando ações e profissionais.

Com isso, pretendemos criar uma cultura de saúde, segurança e prevenção de acidentes dentro da municipalidade, promovendo ações e programas que reduzam o adoecimento nos diversos ambientes.