PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE COM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PROSPIC

O Lian Gong em 18 Terapias é a primeira prática implementada no ambiente de trabalho

 

Pessoas em uma sala praticando o exercício

 

O que é o PROSPIC?

É o Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares, que integra áreas da Medicina Tradicional com as Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Ele foi criado pela Divisão de Promoção à Saúde da Coordenadoria de Gestão da Saúde do Servidor - COGESS, da Secretaria Municipal de Gestão e é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O que são Práticas Integrativas e Complementares?

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) abrangem todos os sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e de recuperação da saúde. Entre elas estão as diversas práticas corporais, meditação, acupuntura, homeopatia, fitoterapia etc.

Qual o objetivo do PROSPIC?

Promover a cultura de saúde no trabalho, no âmbito da Prefeitura de São Paulo, visando ao bem-estar físico, mental e consequente melhoria na qualidade de vida dos servidores públicos.

Quais são as práticas integrativas oferecidas pelo PROSPIC?

O PROSPIC trabalha, inicialmente, com a prática de Lian Gong em 18 terapias.

O que é o Lian Gong em 18 Terapias?

Lian Gong (Lian = Treinar / Gong = Persistência) é uma prática fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa. São exercícios terapêuticos simples, de fácil aprendizado e execução, por meio de movimentos lentos, contínuos, equilibrados e naturais, que geram inúmeros benefícios à saúde. É um dos tratamentos terapêuticos complementares reconhecidos e preconizados pela Organização Mundial da Saúde - OMS.

O Lian Gong em 18 Terapias conta com duas partes, compostas por três séries de 18 exercícios cada. A 1ª Parte (Parte anterior) abrange exercícios para o tratamento e prevenção de enfermidades no pescoço, ombros, região lombar, glúteos e pernas. A 2ª Parte (Parte posterior)  envolve exercícios para a prevenção e tratamento de articulações doloridas das extremidades e desordens funcionais dos órgãos internos. O tempo total da prática é de, em média,  30 minutos, ao som de uma música criada especificamente para essa prática.

O I Qi Gong (I Chi Kun) é uma continuação do Lian Gong e tem a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia no corpo. O conjunto de exercícios promove o fortalecimento do pulmão e coração, bem como a prevenção e tratamento de problemas do sistema respiratório.

Como o Lian Gong pode ajudar na saúde do servidor?

A prática é especialmente desenvolvida para prevenir e contribuir para o tratamento de dores no corpo. Melhora o funcionamento dos órgãos internos e estimula a percepção dos sentidos. Auxilia no combate ao estresse, ansiedade, má respiração e problemas de pressão arterial, além de atuar no tratamento de doenças osteomusculares que, em grande parte dos casos, são relacionadas ao ambiente de trabalho, devido à postura inadequada constante, esforços físicos pelo excesso de cargas, movimentos repetitivos, vibrações, impacto, invariabilidade de tarefas e trabalho muscular estático.

O Lian Gong tem contra-indicações?

O Lian Gong não deve ser praticado em estado agudo de doenças, como febre e gripe muito forte; em estado agudo de traumas, como fraturas e entorses; em estado de câncer ativo; e em estado de gravidez, sem a devida avaliação médica.

Quando começou o Programa?

O Programa teve início nas secretarias de Educação e Segurança Urbana (Guarda Civil Metropolitana – GCM) em 2016.

O PROSPIC já é oferecido a todos os servidores da Prefeitura de São Paulo?

Ainda não. Até novembro de 2018, cerca de 800 servidores praticavam o Lian Gong em 18 Terapias, por meio do PROSPIC, na Secretaria Municipal de Gestão, nas Secretarias Municipais de Educação, Segurança Urbana, Saúde, Esportes, Assistência Social, Subprefeitura de São Mateus e HSPM.

Quais são os resultados da prática prolongada de Lian Gong?

Uma pesquisa realizada em fevereiro de 2018 apontou que os participantes se sentiram mais dispostos para realizar outras atividades além do trabalho: 31% atividades de lazer; 29% atividades físicas; 27% atividades intelectuais, Além disso, 27% dos participantes afirmou estar dormindo bem. A proposta é que pesquisas como estas sejam realizadas semestralmente para avaliar os resultados conquistados pelo programa.

De que forma o programa está sendo implantado na Prefeitura de São Paulo?

O PROSPIC está sendo implementado gradativamente nas unidades da Administração Municipal, de acordo com as características funcionais de cada local; considerando o espaço físico, atividades realizadas, horários de funcionamento e horários para a realização das práticas, no intuito de envolver o maior número de servidores municipais nas ações de prevenção e promoção à saúde com o uso das Práticas Integrativas e Complementares. Após a sensibilização realizada na Unidade que vai implementar o PROSPIC, os servidores interessados iniciam a prática do Lian Gong no próprio ambiente de trabalho, em grupos, no mínimo uma vez por semana.

 

CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE LIAN GONG EM 18 TERAPIAS DO PROSPIC

VEJA AQUI A RELAÇÃO DE SERVIDORES CAPACITADOS PELO PROGRAMA (arquivo pdf 493KB)

Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos, favor entrar em contato com a COGESS através do seguinte e-mail: seges-cogess-prospic@prefeitura.sp.gov.br