Share

PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE COM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PROSPIC

O Lian Gong em 18 Terapias será a primeira prática a ser implementada no ambiente de trabalho por meio do PROSPIC.

 

 

O Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares - PROSPIC consiste, basicamente, em um programa de saúde que integra áreas da Medicina Tradicional com as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), com o objetivo de promover ações para a adoção de uma cultura de saúde no trabalho, no âmbito da Prefeitura São Paulo, visando o bem-estar físico, mental e consequente melhoria na qualidade de vida dos servidores públicos municipais.

O PROSPIC foi criado pela Divisão de Promoção à Saúde do Departamento de Saúde do Servidor - DESS, vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas - COGEP, da Secretaria Municipal de Gestão - SMG, e é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS.

A metodologia de implantação do PROSPIC prevê, inicialmente, um trabalho de divulgação, realizado por meio de palestras, da importância da adoção de um modelo de gestão de Práticas Integrativas e Complementares em saúde, voltado aos servidores municipais. Em um trabalho gradativo e integrado com as diversas secretarias municipais, o objetivo é tornar efetiva a adoção dessas práticas na Prefeitura de São Paulo.

O Lian Gong em 18 terapias será a primeira prática a ser implementada no ambiente de trabalho por meio do PROSPIC, por ser uma prática terapêutica simples, de fácil aprendizado e execução, criada para o tratamento e prevenção de dores osteomusculares; com a com a perspectiva de incluir, futuramente, outros tipos de práticas integrativas.

O PROSPIC será implementado gradativamente, nas unidades da Administração Municipal, de acordo com as características funcionais de cada local; considerando o espaço físico, atividades realizadas, horários de funcionamento e horários para a realização das práticas, no intuito de envolver o maior número de servidores municipais nas ações de prevenção e promoção à saúde com o uso das Práticas Integrativas e Complementares.

LIAN GONG EM 18 TERAPIAS

Lian Gong (Lian = Treinar / Gong = Persistência) - Prática fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa. São exercícios terapêuticos simples, de fácil aprendizado e execução, por meio de movimentos lentos, contínuos, equilibrados e naturais, que geram muitos benefícios à saúde.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICs)

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) abrangem todos os sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e de recuperação da saúde. Entre elas estão as diversas práticas corporais, meditação, acupuntura, homeopatia, fitoterapia etc. Os diagnósticos são embasados numa visão do indivíduo como um todo.

 

Mais informações: