Curso “Promovendo o Bem Estar Vocal do Professor” de EAD forma terceira turma

O curso de Educação a Distância (EAD) foi criado para ampliar a oferta de capacitação.

Nas três edições do curso, foram capacitados cerca de 500 servidores
O Departamento de Saúde do Servidor - DESS, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP, da Secretaria Municipal de Gestão - SMG, realizou, no período de 25 de abril a 05 de julho, a terceira edição do curso de Educação a Distância (EAD) “Promovendo o Bem Estar Vocal do Professor”, que capacitou cerca de 180 servidores.
Realizado pela equipe de fonoaudiologia da Divisão de Promoção à Saúde do DESS, em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde, o curso tem como objetivos auxiliar o educador a desenvolver maior percepção de sua voz como instrumento de trabalho; a adquirir conhecimentos sobre os fatores envolvidos numa emissão vocal que podem facilitar o uso da voz em sala de aula; e discutir sobre os aspectos do ambiente de trabalho que influenciam no bom desempenho vocal.

Dirigido aos professores, coordenadores pedagógicos, diretores e outros profissionais da Educação, o curso
é parte do Programa Municipal de Saúde Vocal, criado pela lei 13.778/04 e regulamentado pelo decreto 45.924/05. O Programa é voltado para a atenção à saúde vocal do educador da Rede Municipal de Ensino, com caráter
preventivo. Compreende um conjunto de ações individuais e coletivas que englobam orientações sobre saúde vocal e intervenção nos ambientes de trabalho, visando o controle dos fatores de risco do ambiente físico e organizacional do trabalho.

Na Prefeitura de São Paulo, a maior categoria de profissionais da voz é a dos professores e dados epidemiológicos obtidos nas atividades de perícia do DESS apontam o distúrbio de voz como um dos problemas de saúde a ser refletido e enfrentado sob a ótica da promoção da saúde.

O curso na modalidade de Educação a Distância (EAD) foi criado para ampliar a oferta de capacitação, devido ao grande número de professores na Rede Municipal de Educação e a dificuldade de atender a essa demanda em cursos presenciais.

Nas três edições do curso, foram capacitados cerca de 500 servidores. O curso tem carga horária de 40 horas, sendo oito horas presenciais, divididas em três aulas obrigatórias e 32 horas a distância.

As aulas presenciais abordam a apresentação do Programa Municipal de Saúde Vocal, acesso à plataforma Moodle, e
contextualização dos conteúdos e sua implementação no cotidiano do educador no seu ambiente de trabalho.

O conteúdo das aulas a distância é organizado em oito módulos semanais, que abrangem aulas e materiais de apoio referentes a todos os aspectos associados ao uso profissional da voz, com avaliações a cada módulo, espaço interativo de discussões, e regência de tutores, fonoaudiólogos das secretarias de Gestão e Saúde.

 

Miriam Boffo
Departamento de Saúde do Servidor – DESS
COGEP-SMG