DESS participa do 2º Encontro de Práticas Integrativas do HSPM

O Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM realizou, no dia 08 de junho de 2017, o 2º Encontro das Práticas Integrativas, que reuniu cerca de 150 pessoas no Anfiteatro Dr. Argos Meirelles, e contou com a participação e apoio de profissionais do Departamento de Saúde do Servidor - DESS, da Secretaria Municipal de Gestão.

Estiveram na abertura, o superintendente do HSPM, Antonio Célio Camargo Moreno; Regina Omati, assistente técnica da área de Medicina Tradicional, Homeopatia e Práticas Integrativas em Saúde - MTHPIS, da Secretaria Municipal de Saúde - SMS; Joseli Beatriz Suzin, coordenadora do Programa Vida e Terapia do HSPM; e Edgar Outa, diretor da Divisão de Promoção e Saúde do DESS, representando o diretor do Departamento, Claudio Dimer Magrini.

O Encontro contou com uma extensa programação de palestras e vivências com especialistas de diversas áreas relacionadas às Práticas Integrativas e Complementares (PICs), dentre eles, profissionais voluntários que oferecem essas práticas na Sala de Meditação do HSPM. Hoje, esse espaço comporta uma diversificada gama de propostas terapêuticas disponível a todos os interessados sejam pacientes, acompanhantes, funcionários, voluntários ou o público em geral. As práticas oferecidas são: Arte Mahikari, Cura das Atitudes, Dança Circular, Mãos Sem Fronteiras, Escuta Amiga, Reflexologia, Meditação, Reiki, Sekai Tai Chi, Tai Chi Chuan, Lian Gong em 18 Terapias, Yoga e Massoterapia

Edgar Outa falou sobre a promoção à saúde através das PICs, com a apresentação do PROSPIC - Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares, criado pelo Departamento de Saúde do Servidor, da Secretaria Municipal de Gestão, e desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Objetiva promover ações para a adoção de uma cultura de saúde no trabalho, visando o bem-estar físico, mental e consequente melhoria na qualidade de vida dos servidores públicos municipais. “Em um trabalho gradativo e integrado com as diversas secretarias municipais, nosso objetivo é tornar efetiva a adoção dessas práticas na Prefeitura de São Paulo”, declarou Outa.

Helena Tieko Nagamachi Takahashi, da equipe da PROSPIC, fonoaudióloga e instrutora de Lian Gong em 18 Terapias, falou sobre as características e benefícios desta prática, que é a primeira a ser implantada pelo Programa. Helena e Edson Marçal, servidor municipal e instrutor voluntário no HSPM, realizaram, com a participação do público presente, alguns exercícios do Lian Gong em 18 Terapias.

Clique aqui para conferir a programação completa do Encontro.

 

 

Miriam Boffo
Departamento de Saúde do Servidor - DESS / Comunicação
Secretaria Municipal de Gestão - SMG