DESS participa do Seminário Saúde do Trabalhador do Sindsep

Foram apresentadas no Encontro as ações e metas do Departamento.

O Departamento de Saúde do Servidor – DESS, vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Gestão, participou do 3° Seminário Saúde do Trabalhador promovido pelo Sindsep – Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias do Município de São Paulo, no Centro de Formação 18 de Agosto. O Encontro aconteceu nos dias 01 e 02 de junho, das 09 às 18hs, e proporcionou um amplo debate sobre saúde do trabalhador, com a participação de secretários e outros profissionais do Sindsep, especialistas, diretores e servidores públicos municipais.

O diretor do Departamento de Saúde do Servidor, Dr. Claudio Dimer Magrini, participou da Mesa realizada na tarde do dia 1º e abordou o tema “A atual gestão de saúde do trabalhador e seus desafios”. Maria de Lourdes da Rocha Alves, Secretária de Assuntos Jurídicos do Sindsep, coordenou a mesa, que contou também com a palestra do professor do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP, Francisco Antonio de Castro Lacaz, que falou sobre o “Panorama da Política de Saúde do Trabalhador de São Paulo”.

Lacaz ressaltou em sua apresentação que a definição de uma política de saúde do trabalhador deve ser debatida e construída de forma integrada com as diversas esferas envolvidas. “É fundamental haver uma Política de Saúde do Trabalhador e essa política deve estar na estrutura do SUS. O trabalhador deve se envolver e ser o protagonista na discussão de propostas para essa Política”.

Em sua palestra, Magrini apresentou a estrutura organizacional do DESS que tem, entre outras, as atribuições de coordenar a execução das políticas na área de saúde do servidor, através de ações periciais, de prevenção e promoção à saúde, e de vigilância em saúde, visando à melhoria da qualidade de vida dos servidores municipais.

Magrini mostrou os quadros do corpo clínico e de servidores do Departamento, as atribuições das divisões de Perícia Médica, Epidemiologia e Informação; Promoção à Saúde e Supervisão de Apoio à Gestão, e as metas a serem alcançadas nos diversos setores. Detalhou as modalidades de perícia médica e procedimentos da readaptação funcional.

“A readaptação funcional é um momento na carreira do servidor, não podendo ser vista como uma segunda carreira. O servidor readaptado deve deixar de realizar algumas atribuições, não mudar de carreira. É muito importante valorizar o professor, o médico, o GCM, enfim, a profissão pela qual o servidor ingressou na Prefeitura” ressaltou.

Para dar transparência e objetividade às condutas periciais, os protocolos de licença médica, aposentadoria, de isenção de Imposto de Renda, salário-família e pensão mensal; de acidente de trabalho e readaptação funcional são publicados pelo DESS desde 2007 e atualizados anualmente.

Segundo Magrini, o volume de atendimento no DESS, na unidade Central e unidades regionalizadas (Santana, Santo Amaro e São Miguel) foi de 117.533 atendimentos em 2015, com cerca de 500 atendimentos/dia. “Nossa clientela é o servidor público que é, no geral, muito capacitado. A especialização dos nossos servidores é muito boa, mas um dos nossos desafios é tentar fazer com que o servidor do DESS tenha ainda mais capacitação”.

Além da capacitação da equipe técnica e administrativa, Magrini elencou outras metas que visam à melhoria da gestão do Departamento, entre elas, a adoção de políticas de acolhimento e humanização, de comunicação e gestão do conhecimento; e a viabilização de novas parcerias para ações de promoção à saúde do servidor. “Se temos talento, capacitação e fazemos com que esse conhecimento seja compartilhado, teremos um produto no no

sso trabalho muito melhor”, destacou o diretor.

Entre os desafios, citou a redução do tempo de espera entre agendamento e realização de perícias, a publicação de portaria constituindo o Comitê Intersetorial das Cipas e do decreto de licenças médicas, a implantação de estudos sobre violência e mediação de conflitos, e o estreitamento das relações entre o DESS e as entidades sindicais.

Helena Tieko Nagamachi Takahashi, fonoaudióloga do DESS e instrutora de Lian Gong em 18 Terapias, fez uma demonstração dessa prática terapêutica chinesa, com a participação do público presente na realização dos exercícios. Criado para o tratamento e prevenção de dores osteomusculares, de fácil aprendizado e execução, o Lian Gong será a primeira prática a ser implementada no ambiente de trabalho, por meio do Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares – PROSPIC, da Divisão de Promoção à Saúde do DESS. O Programa integra áreas da Medicina Tradicional com as Práticas Integrativas e Complementares, com o intuito de promover ações para a adoção de uma cultura de saúde no trabalho. 

O Encontro foi encerrado com uma rodada de perguntas dos servidores presentes aos palestrantes. Segundo o Sindsep, as propostas apontadas nas mesas e nos grupos de trabalho realizados durante os dois dias do Seminário serão analisadas, sistematizadas e discutidas no Coletivo da Saúde do Trabalhador do Sindicato.

Miriam Boffo
Departamento de Saúde do Servidor - DESS
Coordenadoria de Gestão de Pessoas - COGEP
Secretaria Municipal de Gestão - SMG