Servidores serão capacitados como instrutores de Lian Gong em 18 Terapias

Programa visa implementar a prática no ambiente de trabalho

 

No dia 15 de março, aconteceu a aula inaugural do Curso de Formação de Instrutores de Lian Gong em 18 Terapias promovido pela Unidade de Medicinas Tradicionais Centro – UMTC, da Área Técnica de Medicinas Tradicionais, Homeopatia e Práticas Integrativas em Saúde, da Coordenação da Atenção Básica da Saúde – SMS-5, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Divisão de Promoção à Saúde do Departamento de Saúde do Servidor - DESS, vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Gestão.

Por meio dessa parceria, dos 40 participantes da turma, serão capacitados, inicialmente, 18 servidores municipais que irão atuar na formação e instrução de grupos para a prática do Lian Gong nas unidades de trabalho, conforme proposta do Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares – PROSPIC; sendo 12 servidores da Secretaria Municipal de Educação e seis da Guarda Civil Metropolitana - GCM, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

O PROSPIC é um programa de saúde que integra áreas da Medicina Tradicional com as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), com o intuito de promover ações para a adoção de uma cultura de saúde no trabalho, no âmbito da Prefeitura de São Paulo, visando o bem-estar físico, mental e consequente melhoria na qualidade de vida dos servidores públicos municipais. Criado pela Divisão de Promoção à Saúde do Departamento de Saúde do Servidor - DESS, é desenvolvido, atualmente, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Edgar Outa, diretor da Divisão de Promoção à Saúde do DESS ressalta o objetivo principal do Programa. “A introdução das Práticas Integrativas e Complementares, como o Lian Gong, no ambiente de trabalho visa à prevenção e promoção à saúde, minimizando o estresse e adoecimento dos servidores, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, para a diminuição do índice de licenças médicas. Em um trabalho gradativo e integrado com as diversas secretarias municipais, nosso objetivo é tornar efetiva a adoção dessas práticas na Prefeitura”.

O Lian Gong em 18 terapias será a primeira prática a ser implementada no ambiente de trabalho, por meio do PROSPIC, por ser uma prática terapêutica simples, de fácil aprendizado e execução, criada para o tratamento e prevenção de dores osteomusculares. Gradativamente, outras práticas podem ser incluídas.

O curso, ministrado pelo professor 
José Paulo Santos, da UMTC -  com assistência das instrutoras de Lian Gong do DESS, Helena Tieko Nagamachi Takahashi, Carmen Cristovam da Silva Oliveira e Maria Aparecida Sandoval - tem carga horária de 40 horas, com uma aula semanal e duração de, aproximadamente, três meses. O conteúdo deste 1º módulo abrange o ensino da primeira parte do Lian Gong em 18 Terapias (Parte Anterior). São 18 exercícios para prevenção e tratamento de dores no pescoço, ombros, costas, lombar, glúteos e pernas. O curso contará, ainda, com outros dois módulos.

 

Segundo José Paulo, esses instrutores darão uma contribuição muito importante, com a realização da prática do Lian Gong nas suas unidades de trabalho. “Nosso objetivo é que, com essa capacitação, os instrutores tenham a clareza e domínio dos princípios terapêuticos para a realização de uma prática efetiva que alcance resultados na prevenção e tratamento das doenças”.

Carmen Cristovam, coordenadora do PROSPIC, enfatizou a importância do trabalho de monitoramento na implantação do Programa. “Para podermos identificar melhorias na saúde dos servidores após a introdução e realização da prática do Lian Gong em 18 terapias, faremos o monitoramento através da aplicação periódica de questionários e análise dos dados levantados, avaliando a eficiência e efetividade da prática na saúde do servidor”.

Lian Gong (Lian=Treinar/Gong=Persistência) - Prática fundamentada na medicina tradicional chinesa. São exercícios terapêuticos simples, de fácil aprendizado e execução, por meio de movimentos lentos, contínuos, equilibrados e naturais, que geram muitos benefícios à saúde.


Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICs) - São todos os sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e de recuperação da saúde. Entre elas estão a meditação, acupuntura, homeopatia, fitoterapia, e diversas outras práticas corporais. Os diagnósticos são embasados numa visão do indivíduo como um todo, além de oferecer várias outras atividades.

 

 

Miriam Boffo
Departamento de Saúde do Servidor
Coordenadoria de Gestão de Pessoas - COGEP
Secretaria Municipal de Gestão - SMG