DESS promove I Encontro de Agentes Promotores da Saúde

Servidores da Guarda Civil Metropolitana – GCM são os primeiros capacitados para atuar na prevenção e promoção à saúde

O Departamento de Saúde do Servidor - DESS, vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Gestão - SMG, por meio da Divisão de Promoção à Saúde, realizou no dia 22/02, no auditório do Iprem, o I Encontro de Agentes Promotores da Saúde, que reuniu 77 servidores da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Secretaria Municipal de Segurança Urbana – SMSU.

Os participantes, um total de 97 servidores, atuam nas questões relativas à vida funcional do servidor e, por indicação das Inspetorias Regionais da GCM, participaram do I Curso de Capacitação de Agentes Promotores da Saúde realizado pela Divisão de Promoção à Saúde do DESS, em parceria com a Diretoria Técnica de Orientação Social – DTOS da SMSU, entre os meses de agosto a outubro de 2015. Este Encontro é o primeiro após o término do curso e teve por objetivo levantar as ações já adotadas pelo grupo em suas unidades, as demandas e definir um cronograma de trabalho para este ano.

A chefe de gabinete da 
Secretaria Municipal de Gestão (SMG) participou da abertura do Encontro e destacou a importância do trabalho de prevenção e promoção à saúde dos servidores municipais. “É pertinente discutirmos a saúde do servidor. Temos que promover esses espaços de discussão e aproveitá-los para construirmos uma agenda cada vez mais eficaz de promoção e prevenção à saúde, e melhoria das condições de trabalho; minimizando as estatísticas de licenças na Prefeitura, além de proporcionar um ambiente mais adequado para o servidor realizar suas atividades e cumprir seu papel de porta-voz do Estado”, concluiu.

O diretor da Divisão de Promoção à Saúde do DESS parabenizou os participantes pela conclusão do curso e falou sobre o Programa de Capacitação de Agentes Promotores da Saúde, cujo piloto está sendo desenvolvido na GCM. “Esses servidores, capacitados como agentes de promoção da saúde serão referência nas unidades para o planejamento, implementação e desenvolvimento dessas ações, com foco na prevenção de acidentes e do adoecimento em decorrência do trabalho exercido. Esse é um projeto piloto que será desenvolvido futuramente em outras secretarias”, explicou o diretor.

O diretor da Diretoria Técnica de Orientação Social – DTOS, da SMSU, falou da importância da iniciativa e do trabalho conjunto com o DESS. “É fundamental a participação de vocês servidores nesse processo. A intenção é nos aproximarmos cada vez mais das unidades de trabalho para sabermos quais os problemas a serem enfrentados e definirmos políticas públicas. E aproximar a DTOS do DESS, para juntarmos esforços na perspectiva de reverter o quadro de readaptação funcional na Guarda”.

Foram apresentadas a tabulação das avaliações e as propostas indicadas pelos grupos no módulo 5 do curso de capacitação. Os participantes se reuniram em grupos para discutir essas propostas, apontar as principais necessidades das unidades que compõem as Inspetorias Regionais da GCM, as dificuldades a serem enfrentadas e também as ações que já tiveram encaminhamento.

Foi definido um cronograma de trabalho com a realização de encontros semestrais, sendo um encontro geral, um encontro por região, e outro com o Comando da Guarda e SMSU. Cada Agente Promotor deverá participar de três encontros, perfazendo um total de 12 horas.

Sobre o Programa de Capacitação de Agentes Promotores da Saúde

O Programa, a ser implantado no âmbito municipal, tem como objetivo geral criar condições para a difusão das ações administrativas relativas à saúde do servidor e de promoção à saúde, por meio da capacitação de servidores que atuarão como Agentes Promotores da Saúde, com assessoramento das suas ações pelo DESS. Os objetivos específicos abrangem a capacitação constante, discussão do conceito de promoção à saúde, entendimento das ações administrativas relativas ao servidor, preservação da saúde física e mental dos servidores.

O DESS, com o objetivo de assegurar que os princípios e diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde sejam colocados em prática, propõe um modelo de atuação no qual os servidores possam participar de forma efetiva, organizando e desenvolvendo ações de promoção a saúde no âmbito de sua área de atuação. No modelo proposto, servidores das diversas secretarias da Prefeitura de São Paulo, multiprofissionais, conhecedores da realidade local, devem atuar como promotores de saúde, constituindo um elo entre o DESS e demais servidores das unidades.


Neste sentido, a Divisão de Promoção à Saúde do DESS, em parceria com a Diretoria Técnica de Orientação Social – DTOS, da SMSU, deu início ao Programa com a realização do I Curso de Capacitação de Agentes Promotores da Saúde dirigido aos servidores da Guarda Civil Metropolitana - GCM.

O curso na GCM aconteceu de agosto a outubro, com uma carga horária de 60 horas, com uma aula semanal para cada uma das duas turmas de 60 servidores. O conteúdo programático foi dividido em cinco módulos, que abordaram os seguintes temas, apresentados por profissionais do DESS:
Módulo1 – Contextualização do DESS e das ações de promoção à saúde
Módulo 2 – Papel do Agente Promotor da Saúde
Módulo 3 – Programas de Promoção à Saúde desenvolvidos pelo DESS
Módulo 4 – Procedimentos administrativos
Módulo 5 – Oficinas de trabalho

No fechamento de cada módulo, os servidores utilizaram a ferramenta “diário de bordo”, para apontar as questões apresentadas e discutidas no curso, a serem identificadas nas unidades para a elaboração do plano de trabalho de Promoção da Saúde, que cada participante desenvolverá em sua unidade.

A avaliação será periódica por meio de encontros, com o desenvolvimento de indicadores específicos para avaliar a efetividade das ações realizadas, visando à melhoria das condições de saúde dos servidores e dos ambientes de trabalho.

 

 

 

 


Miriam Boffo
Departamento de Saúde do Servidor
Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP
Secretaria Municipal de Gestão – SMG