PROMOÇÃO À SAÚDE

Definições e principais atividades desenvolvidas pela COGESS na área de promoção à saúde

 Desenho: Professora segurando um livro aberto com a mão esquerda. Na mão direita, um caneta indicando para o título "Promoção à Saúde" que está escrito no quadro.

DEFINIÇÃO

O que é promoção à saúde?

É o conjunto de ações que objetiva a sensibilização e a capacitação do servidor para atuar na melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional, e desenvolver políticas que visam melhorar ou preservar a sua saúde, incluindo seu gestor para maior participação no controle deste processo.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Quais ações de promoção à saúde são desenvolvidas pela COGESS?

A Divisão de Promoção à Saúde desenvolve ações de caráter educativo e elabora projetos específicos de atuação para os locais de trabalho e/ou funções da Prefeitura de São Paulo. Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se:

  • Análise de acidentes do trabalho graves ou fatais;
  • Assessoria à implantação e desenvolvimento das CIPAs
  • Elaboração de Projetos;
  • Exames Médicos Periódicos;
  • Núcleo de Orientação e Apoio Profissional - NOAP;
  • Palestras sobre saúde do servidor;
  • Programa de Preparação para Aposentadoria;
  • Programa Municipal de Saúde Vocal;
  • Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares - PROSPIC
  • Supervisão da concessão de Adicionais de Insalubridade e Periculosidade 
     

ANÁLISE DE ACIDENTES DO TRABALHO GRAVES OU FATIAS

Que ações são desenvolvidas pela COGESS na ocorrência de graves acidentes do trabalho ou dos quais resultem a morte do servidor?

Após a devida e imediata comunicação da ocorrência pela unidade do servidor à Divisão de Promoção à Saúde da COGESS (tel.3397-3044), a equipe realiza uma visita de avaliação ao local do acidente. A metodologia utilizada nessa análise tem por objetivo verificar a intervenção necessária no desenvolvimento de sua atividade e a influência do ambiente de trabalho na gênese do acidente.

O que vem a ser o método da Árvore de Causas?

Trata-se do estudo das causas de um fato indesejado, como um Acidente do Trabalho, e que consiste em investigar os fatos e todas as possíveis causas que, relacionadas entre si, formam a ramificação de uma árvore.

Procede-se ao questionamento sobre os fatos que antecederam o evento de topo e, a partir daí, sobre os fatos que estiveram na sua origem - antecedentes imediatos - até não ser possível obter mais respostas.

Metodologia muito valiosa para quem precisa se aprofundar na análise das causas dos acidentes, a Árvore de Causas pode ser definida como a representação gráfica do encadeamento lógico dos fatos que provocaram o acidente, elaborada a partir de um caso real. Em seguida, são definidas as correções necessárias para modificar o que foi apontado como causa da doença ou do acidente que ocorreu no local analisado, para que a unidade do servidor proceda às correções necessárias

ASSESSORIA À IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS CIPAS

Se sua unidade ainda não tiver CIPA ou se estiver no período de renovação do mandato, consulte a página da CIPA (www.prefeitura.sp.gov.br/cipa) e todas as orientações para a organização da Comissão e para o cadastro a ser encaminhado à COGESS.

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Se houver interesse em desenvolver um projeto para um local de trabalho, como proceder?
A solicitação por escrito deverá ser encaminhada à Divisão de Promoção à Saúde da COGESS, com justificativa, descrição da Unidade e das atividades por ela desenvolvidas.

EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS

Que condutas poderão ser adotadas nos Exames Médicos Periódicos?

Quando o servidor for considerado apto será emitido o Atestado de Saúde Ocupacional. Se inapto, de acordo com a necessidade poderá ocorrer a concessão de Licença Médica Ex-Officio ou encaminhamento para avaliação de Readaptação Funcional ou Aposentadoria por Invalidez. O servidor poderá ainda ser orientado sobre a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), nos casos sugeridos de Acidente do Trabalho ou de Doença do Trabalho.

ORIENTAÇÃO E APOIO PROFISSIONAL 

Conheça as atividades do Núcleo de orientação e Apoio Profissional - NOAP.

PALESTRA SOBRE SAÚDE DO SERVIDOR

Como solicitar palestras sobre Saúde do Servidor?

Os interessados devem encaminhar memorando de solicitação à direção da COGESS ou à Divisão de Promoção à Saúde da COGESS. Na medida do possível serão indicados palestrantes para o atendimento das solicitações.

PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA

Conheça as atividades do Programa.

PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE VOCAL 

Conheça as atividades do Programa.

PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE COM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES

Conheça o Programa

SUPERVISÃO DA CONCESSÃO DE ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 

Mais informações

 

RELAÇÃO DE NOTÍCIAS

COGESS promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde