PROMOÇÃO À SAÚDE

Definições e principais atividades desenvolvidas pelo COGESS na área de promoção à saúde

 promoção à saúde

DEFINIÇÃO

O que é promoção à saúde?
É o conjunto de ações que objetiva a sensibilização e a capacitação do servidor para atuar na melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional, e desenvolver políticas que visam melhorar ou preservar a sua saúde, incluindo seu gestor para maior participação no controle deste processo.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Quais ações de promoção à saúde são desenvolvidas pelo DESS?

A Divisão de Promoção à Saúde desenvolve ações de caráter educativo e elabora projetos específicos de atuação para os locais de trabalho e/ou funções da Prefeitura do Município de São Paulo - PMSP. Dentre as ações desenvolvidas destacam-se:

ANÁLISE DE ACIDENTES DO TRABALHO GRAVES OU FATIAS

Que ações são desenvolvidas pela COGESS na ocorrência de graves acidentes do trabalho ou dos quais resultem a morte do servidor?

Após a devida e imediata comunicação da ocorrência pela unidade do servidor à Equipe Ambiental da Divisão de Promoção à Saúde da COGESS (tel.3397-3044), a equipe realiza uma visita de avaliação ao local do acidente. A metodologia utilizada nessa análise tem por objetivo verificar a intervenção necessária no desenvolvimento de sua atividade e a influência do ambiente de trabalho na gênese do acidente.

O que vem a ser o método da Árvore de Causas?

Trata-se do estudo das causas de um fato indesejado, como um Acidente do Trabalho, e que consiste em investigar os fatos e todas as possíveis causas que, relacionadas entre si, formam a ramificação de uma árvore.

Procede-se ao questionamento sobre os fatos que antecederam o evento de topo e, a partir daí, sobre os fatos que estiveram na sua origem - antecedentes imediatos - até não ser possível obter mais respostas.

Metodologia muito valiosa para quem precisa se aprofundar na análise das causas dos acidentes, a Árvore de Causas pode ser definida como a representação gráfica do encadeamento lógico dos fatos que provocaram o acidente, elaborada a partir de um caso real. Em seguida, são definidas as correções necessárias para modificar o que foi apontado como causa da doença ou do acidente que ocorreu no local analisado, para que a unidade do servidor proceda às correções necessárias

ASSESSORIA À IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS CIPAS

Se sua unidade ainda não tiver CIPA ou se estiver no período de renovação do mandato, consulte a página da CIPA (www.prefeitura.sp.gov.br/cipa) e todas as orientações para a organização da Comissão e para o cadastro a ser encaminhado à COGESS.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA IMPLANTAÇÃO E RENOVAÇÃO DAS CIPAs

 

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Se houver interesse em desenvolver um projeto para um local de trabalho, como proceder?
A solicitação por escrito deverá ser encaminhada à Divisão de Promoção à Saúde da COGESS, com justificativa, descrição da Unidade e das atividades por ela desenvolvidas.

 

EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS

Que condutas poderão ser adotadas nos Exames Médicos Periódicos?
Quando o servidor for considerado apto será emitido o Atestado de Saúde Ocupacional. Se inapto, de acordo com a necessidade poderá ocorrer a concessão de Licença Médica Ex-Officio ou encaminhamento para avaliação de Readaptação Funcional ou Aposentadoria por Invalidez. O servidor poderá ainda ser orientado sobre a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), nos casos sugeridos de Acidente do Trabalho ou de Doença do Trabalho.

 

ORIENTAÇÃO E APOIO PROFISSIONAL 

Clique aqui para conhecer as atividades do Núcleo de orientação e Apoio Profissional - NOAP.

 

PALESTRA SOBRE SAÚDE DO SERVIDOR

Como solicitar palestras sobre Saúde do Servidor?
Os interessados devem encaminhar memorando de solicitação à direção da COGESS ou à Divisão de Promoção à Saúde da COGESS. Na medida do possível serão indicados palestrantes para o atendimento das solicitações.

 

PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA

Clique aqui para conhecer as atividades do Programa.

 

PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE VOCAL 

Clique aqui para conhecer as atividades do Programa.

 

PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE COM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES

Clique aqui para conhecer o Programa

 

 SUPERVISÃO DA CONCESSÃO DE ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 

Clique aqui para mais informações