Programa de Preparação para a Aposentadoria já formou mais de 2 mil servidores

O curso abrange palestras, oficinas e dinâmicas de grupo.

Com o crescente aumento da expectativa de vida, a aposentadoria é, hoje, uma fase que exige maior planejamento e preparação para que seja bem-sucedida, nos aspectos biológico, psicossocial e financeiro. O período que antecede esse momento tão sonhado por muitos traz, também, muitas dúvidas e questionamentos sobre o futuro.

No sentido de favorecer uma decisão mais consciente, incentivando os servidores a refletir sobre o processo de mudança e envelhecimento, sobre a importância do planejamento para o futuro, além de esclarecer questões legais, o Programa de Preparação para a Aposentadoria, por meio do curso “Rito de Passagem – Plano de Sucessão”, já formou 56 turmas, somando mais de 2 mil servidores municipais, além de palestras realizadas em diversas unidades da Prefeitura e assessoria à implantação da ação em outros estados e municípios.

Dirigido a servidores que estão a menos de cinco anos da aposentadoria, o curso é realizado pelo Departamento de Saúde do Servidor - DESS, vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Gestão – SMG, e coordenado pelo Núcleo de Projetos e Educação em Saúde - Nupes, da Divisão de Promoção à Saúde.

Segundo Patrícia Brito Moraes, terapeuta ocupacional, especialista em Gerontologia e coordenadora do Nupes, o Programa visa contribuir para que os servidores planejem e construam seu próprio projeto de vida, visando novas realizações. “Procuramos discutir os aspectos psicossociais, o envelhecimento saudável, as possibilidades para o desenvolvimento de uma nova atividade ou ocupação, o planejamento financeiro, pessoal e familiar”. No curso de preparação, Patrícia ministra a oficina “Re-Descobrir habilidades pessoais e profissionais”, que leva o servidor a pensar sobre as diversas possibilidades que a aposentadoria pode propiciar.

A última edição do curso foi realizada entre os dias 14 e 19 de maio, no auditório do DESS, com carga horária de 16 horas, divididas entre palestras, oficinas e dinâmicas de grupo. Os 40 participantes formaram grupos para discussão de casos reais, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências e opiniões sobre as expectativas em relação à aposentadoria.

Maria Silvana G.M. Duque Estrada, pedagoga do DESS, falou sobre “O significado da mudança e do viver a aposentadoria” e apresentou indicadores que podem levar as pessoas ao isolamento social. “A aposentadoria traz um esvaziamento de papéis, mas precisamos assumir outros papéis para substituí-los, senão acabamos nos isolando, com a gradativa perda de autonomia e independência. Temos que enxergar outras coisas para fazer, desenvolver outros interesses, novos relacionamentos, ter paciência e persistência para aprender, valorizando o “eu” em primeiro lugar”. 

Maria do Socorro Almeida de Araújo, assistente social do DESS, apresentou a palestra “Desenvolvendo o seu projeto de vida pessoal e profissional”. Ela ressalta que “essa fase só poderá ser bem-sucedida se a pessoa tomar consciência da importância de se preparar para esse momento, construindo sonhos, projetos e dando um novo significado à nova etapa. Esse preparo envolve muitos aspectos, entre eles planejar a distribuição do tempo, a realização de outra atividade, o resgate do espaço na sociedade e da autoestima”.

Os aspectos legais da aposentadoria foram apresentados por Gilberto dos Santos Cortes, GCM-2ª Classe, da Guarda Civil Metropolitana. “Ao conhecer os seus direitos e as regras para a aposentadoria, o servidor tem mais condições para decidir o momento adequado para se aposentar”.

Vania Maria Castro Vieira, enfermeira do DESS, falou sobre o “Processo de envelhecimento e sua relação com o trabalho”, demonstrando que essa fase traz algumas mudanças físicas, mentais, emocionais e espirituais que interferem na maneira pela qual interagimos com o trabalho. “Precisamos pensar pró-ativamente nesse processo e criar situações que nos fortaleçam e tragam o prazer de viver, pois viver é uma arte. Cabe a cada um de nós escolher as próprias tintas e qual a maneira de criar”.

Fim de um ciclo, início de outro

Marerci Aparecida de Andrade César, professora de Educação Infantil da EMEI Profº Ênio Correa, no Lauzane Paulista, participou do curso “Rito de Passagem – Plano de Sucessão” por recomendação da ex-diretora da escola em que trabalha, que já se aposentou. “Gostei bastante do curso porque nos leva a refletir sobre os planos para o futuro. Muitas pessoas se aposentam sem estar preparadas. No meu caso, venho me planejando há alguns anos e estou bem decidida”.

Depois de completar 30 anos de trabalho na Prefeitura de São Paulo, Marerci vai solicitar sua aposentadoria neste mês de junho. Já tem programado o trabalho voluntário nas Olimpíadas de 2016 e tem planos de fazer um curso de línguas no exterior, além de alguma atividade na área de turismo, já que gosta muito de viajar. “Gosto muito do que faço e o ensino público foi uma opção de trabalho da qual me orgulho, mas agora chegou a hora de encerrar esse ciclo na Educação e abrir espaço para novos caminhos, um novo ciclo na vida, em busca de outras possibilidades”, comemora.

O próximo curso está programado para o segundo semestre, com data a ser definida. A abertura das inscrições é divulgada no Diário Oficial. Mais informações em www.prefeitura.sp.gov.br/preparaaposent.

 

Miriam Boffo 
Departamento de Saúde do Servidor