SMG PARTICIPA DE DEBATE SOBRE INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA

Na tarde desta terça-feira (17), o secretário de Gestão, Paulo Uebel, falou sobre os projetos de inovação da pasta

O secretário de Gestão, Paulo Uebel, participou do encontro com sociedade civil, empresas e terceiro setor, na tarde desta terça-feira (17), durante o BlastU – Festival de Empreendedorismo e Tecnologia. Ao lado de Emygdio Carvalho, diretor-executivo da Minha Sampa; e Germano Guimarães, cofundador do Instituto Tellus; o secretário respondeu às questões expostas pelo editor da Folha de S.Paulo Raul Lores.

Os palestrantes falaram sobre a modernização da gestão pública e como a população pode contribuir com soluções para grandes desafios da administração. Segundo eles, ouvir o cidadão é o primeiro passo para encontrar novas estratégias para questões urgentes e necessárias da cidade.

Segundo Uebel, uma das propostas da atual gestão para modernização da administração é procurar alternativas, que podem ser parcerias e reformas, antes da construção de um novo equipamento. O Programa de Metas conta com ações e projetos que levam em consideração diferentes fontes de recursos financeiros ou ações para o alcance do mesmo resultado.

Germano Guimares afirmou que é preciso pensar em como a sociedade pode fazer parcerias com o governo. Ele citou um exemplo em que, por meio de um aplicativo, uma cidade do Estado de São Paulo pôde consultar a população acerca de políticas públicas possíveis para diminuir a mortalidade infantil. Com a consulta pública, a gestão estabeleceu uma série de ações que combatiam problemas pontuais sobre o tema, como mapeamento de mães em possível risco, distribuição de informações sobre o tema, entre outros.

Para Emydio Carvalho, é necessário utilizar ferramentas digitais para aproximar a população da gestão pública, para que a população possa contribuir sobre como inovar e propor soluções para grandes desafios da cidade.

O secretário de Gestão comentou algumas ações da Prefeitura que busca facilitar o diálogo com a população, diminuindo a burocracia, como o caso do Empreenda Fácil, que facilita a abertura de fechamento de empresas na capital; ou a utilização do transporte por aplicativo por servidores da SMG. “O novo modelo traz mais transparência e controle no uso e diminui custos”, explicou.