PROGRAMA DE METAS RECEBEU MAIS DE 20 MIL SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES

Todas as contribuições serão analisadas para as devidas incorporações ao Programa de Metas

 A Secretaria de Gestão já iniciou a fase de análise das contribuições recebidas para o aperfeiçoamento do Programa de Metas 2017-2020. Foram recebidas mais de 20 mil sugestões em diferentes temas. O documento final será entregue em 30 de junho.


A fase de consulta pública contou com a participação de 7.800 pessoas, nas 39 audiências públicas, por e-mails, cartas e ofícios ou pelas plataformas digitais. Essa é a maior participação popular para o Programa de Metas, desde sua implementação, em 2009.


Pensando, justamente, em ampliar essa participação, a gestão colocou a disposição duas plataformas digitais, uma delas ficou disponível antes da entrega do Programa, em 30 de março. O site programademetas.prefeitura.sp.gov.br recebeu os sonhos dos cidadãos para a sua cidade ou seu bairro. Já com o planejasampa.prefeitura.sp.gov.br era possível conhecer as metas, e comentá-las uma a uma. As plataformas digitais ofereceram uma alternativa para as pessoas que não pudessem comparecer a uma das 39 audiências públicas realizadas em abril. Também foi possível contribuir por e-mail, ofícios e cartas.


Em maio, a Secretaria de Gestão tem o trabalho de estudar e tabular todas as contribuições, recebidas por todos os canais. Em seguida, enviará a cada Secretaria responsável pelo tema exposto pelo cidadão. Entre as áreas que mais citadas estão Educação, Cultura, Mobilidade e Transportes, Habitação, Saúde e Meio Ambiente.


A regionalização do Programa de Metas também é realizada nesta fase. Isso significa que os pontos mais abordados em cada região serão considerados para ações e projetos implantados em cada Prefeitura Regional.


“A população fez a sua parte e o trabalho continua. Após a fase de análise das sugestões, a equipe incluirá pontos como orçamento, regionalização e definirão indicadores para acompanhamento e balanços de monitoramento”, explica o secretário de Gestão, Paulo Uebel.


Vídeos das Audiências Públicas estão disponíveis


As audiências realizadas nas 32 Prefeituras Regionais, as audiências temáticas, sobre o Desenvolvimento Econômico e Gestão, Social, Humano, Urbano e Meio Ambiente e Institucional, e as duas Audiências Gerais já estão disponíveis na internet, pela página do Youtube da Secretaria Municipal de Gestão.