Semana Universitária aproxima rotinas do poder público da vida acadêmica

Aberta na manhã desta segunda-feira (20), a 2ª Semana Universitária na Prefeitura de São Paulo proporcionará a 40 estudantes de Ensino Superior selecionados a oportunidade de acompanhar 20 palestras com gestores públicos até o dia 24

Começou na manhã desta segunda-feira (20) a 2ª Semana Universitária na Prefeitura de São Paulo, que tem como objetivo aproximar a vida acadêmica de estudantes de Ensino Superior da gestão e políticas públicas implementadas na cidade. Até a próxima sexta-feira (24), 40 alunos de graduação e pós-graduação selecionados terão a oportunidade de acompanhar mais de 20 palestras e mesas de debates com secretários, gestores e técnicos da administração municipal.

Na cerimônia de abertura, os participantes puderam ouvir um balanço de dois anos e meio de gestão feito pela prefeita em exercício, Nádia Campeão. No mesmo dia, os participantes poderão acompanhar discussões sobre o Programa de Metas 2013-2016, Participação em Planejamento e Orçamento, e Governo Local e formação das subprefeituras, que terá a presença do secretário de Infraestrutura Urbana (SIURB), Roberto Garibe. Nesta terça (21), os estudantes visitarão a Câmara Municipal e, na quarta (22), irão a uma das centrais de triagem mecanizada da Prefeitura.

“Esperamos que vocês tenham uma semana bem produtiva. A Prefeitura agradece o interesse de conhecer melhor a administração como um todo, mas, em especial, o trabalho que a nossa gestão, do prefeito Fernando Haddad, vem fazendo. É muito difícil transmitir tudo, mas tentaremos pelo menos uma parte do que estamos fazendo na cidade”, afirmou Nádia.

O secretário municipal de Gestão, Valter Correia da Silva, falou aos estudantes sobre a mudanças de procedimentos na eficiência da gestão e de atendimento ao cidadão nos últimos anos. Correia destacou a mudança das atribuições da pasta, que, até o ano passado, incluía ainda planejamento e orçamento, o que deixava a eficiência da gestão em segundo plano.

“Não dá para as pessoas entrarem no serviço público pensando como mais um meio de trabalho e de remuneração pura e simplesmente. Para estar no serviço público, é parecido com ser médico e professor. Tem que ter compromisso com aquilo que está fazendo para a melhoria de vida das pessoas”, afirmou.

A programação da 2ª Semana Universitária conta ainda com palestras de outros secretários como Alexandre Padilha (Relações Governamentais), Denise Mota Dau (Políticas para Mulheres), Roberto Porto (controlador geral do município) e Gabriel Chalita (Educação).

“A medida que você desenvolve uma política pública, não só se corrige as inequidades, mas também passa a construir uma cultura de equidade”, afirmou a primeira-dama e coordenadora das políticas para a primeira infância, Ana Estela Haddad, que apresentou as ações do programa São Paulo Carinhosa aos estudantes.