Prefeitura prepara servidor para a aposentadoria

A aposentadoria, para a maioria das pessoas, é uma fase preocupante. Como lidar com a mudança na rotina após tantos anos de trabalho, o que fazer para ocupar o tempo livre, e como manter uma vida ativa e saudável são algumas das preocupações de quem está prestes a se aposentar.
 
Com o intuito de auxiliar o servidor nessa fase e incentivá-lo a planejar um novo projeto de vida pós-aposentadoria, o Departamento de Saúde do Servidor – DESS, vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), promove o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) dirigido, principalmente, aos servidores que estão a menos de três anos da aposentadoria.
 
Coordenado pela equipe de Educação em Saúde, da Divisão de Promoção à Saúde do DESS, o trabalho é desenvolvido em cursos periódicos, com carga horária de 15 horas.  O último curso aconteceu na semana passada, nos dias 23, 24 e 25, na sede do DESS. Quarenta servidores municipais, a maioria a menos de um ano da aposentadoria, participaram das palestras, dinâmica de grupo e oficinas ministradas por profissionais do DESS e do DERH, além de especialistas na área de saúde, como gerontologista, nutricionista, assistente social, psicóloga e terapeuta ocupacional.  
 
Foram abordados os temas: “O Significado de Viver a Aposentadoria”; “Aposentadoria: Novos paradigmas para o Século XXI”; “Nutrição e Envelhecimento Saudável”; “Aspectos legais da Aposentadoria” e “Re-Descobrir Habilidades”.  
 
O Programa tem como objetivos principais levar o servidor a refletir sobre os aspectos positivos e negativos dessa fase, sobre a importância de se preparar para o futuro, esclarecer questões legais, conhecer seus direitos e decidir sobre o momento adequado para a aposentadoria. Tem como eixo de discussão os aspectos psicossociais, o envelhecimento saudável, o lazer, o desenvolvimento de uma nova atividade ou ocupação, o planejamento financeiro, pessoal e familiar.
 
Edvânia Regina Ferri, professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, atualmente na Diretoria Regional de Educação Jaçanã-Tremembé, já completou 35 anos de magistério. “Fiz o curso para me informar mais e assim me preparar para um novo período, que eu quero que seja feliz, próspero e desfrutado com entusiasmo e saúde”. Segundo ela, o PPA atingiu suas expectativas. “Agora vou me organizar com mais conhecimento e subsídios para viver minha aposentadoria”, concluiu.
 
“O PPA é um espaço para que as pessoas reflitam sobre as expectativas e diversas possibilidades que a aposentadoria pode propiciar. É importante que o servidor planeje essa fase com atenção e carinho, visando novas realizações e uma maior qualidade de vida”, declara Maria do Socorro Almeida de Araújo, uma das coordenadoras do Programa.
 
Desenvolvido desde 1996, o Programa se antecipou à orientação do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), que prevê a realização de programas de preparação para trabalhadores a um ano da aposentadoria, como forma de estímulo a novos projetos e esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania. “Nossa experiência mostrou que o tempo de um ano é curto para uma preparação, e como nossa demanda cresceu, em função do “amadurecimento” dos servidores, passamos a adotar o período de três anos como critério para a participação nos grupos”, informa Maria do Socorro.
 
Desde a implantação do PPA, foram formadas 28 turmas e realizados diversos encontros, com palestras ministradas em unidades da Prefeitura, além de assessoria na implantação do Programa em outros Estados e municípios. A intenção da equipe é formar multiplicadores do Programa nas unidades de RH das secretarias, sob a coordenação do DESS, atendendo a um número maior de servidores.
 
O próximo curso deve acontecer no mês de maio e a abertura das inscrições é divulgada no Diário Oficial da Cidade.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail desseduc@prefeitura.sp.gov.br ou pelos telefones 3397-3036 e 3397-3046.