EM EVENTO, SECRETÁRIO DE GESTÃO APONTA AVANÇOS NO PROGRAMA DE METAS

Encontro reuniu entidades especialistas em diferentes áreas para debater sugestões de melhorias no Programa

 

Público acompanha exposição sobre o balanço do Programa de Metas, referente a 2017


Na noite desta terça-feira (17), a Secretaria de Gestão se reuniu com sete instituições da Sociedade Civil para debater sobre o balanço anual do Programa de Metas e como implementar melhorias no projeto em áreas como saúde, educação e mobilidade. Participaram do debate a Rede Nossa São Paulo; Condepe – Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana; Fundação Tide Setubal; IAB SP – Instituto de Arquitetos do Brasil; Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor; Instituto Pólis; e Cidade dos Sonhos, que enviou um vídeo com suas considerações.

O secretário de Gestão, Paulo Uebel, mostrou como foi o processo de construção do Programa de Metas e a importância da participação da população neste processo. “O Programa de Metas 2017/2020 foi construído com a premissa do cidadão como objeto central da política pública. Com isso, o resultado final é como o trabalho da Prefeitura irá afeta-lo em seu dia-a-dia”, explicou. Segundo ele, o Programa deve ser visto como um todo, não apenas as 53 metas definidas. Já que os objetivos são baseados em 71 projetos e 487 linhas de ação que contribuem para o resultado final: Uma política pública de resultado. “Para a população, não importa como iremos aumentar o número de vagas em creches – com construção, reforma ou parcerias. O importante é diminuir as filas e ter a vaga disponível”, completou.

Jorge Abrahão, da Rede Nossa São Paulo, elogiou a equipe responsável pelo Programa de Metas e chamou a atenção para os desafios de manter o diálogo aberto com todas as pastas da Prefeitura durante a construção e acompanhamento das ações do Programa. Abrahão expôs alguns dados da avaliação realizada pela Rede Nossa São Paulo, em que apontou as metas que já tiveram evolução, as que estão em andamento e metas que precisam de atenção para avançar em sua execução. Para ele, “são pontos positivos a divulgação do relatório anual do Programa de Metas e o retrato semestral das ações em andamento”, disse, reforçando que esse diálogo com a população deve ser constante.

Todas as entidades apresentaram sugestões para melhoria no Programa de Metas. As contribuições foram registradas e serão encaminhadas para cada Secretaria responsável.

Como acompanhar as ações do Programa de Metas?

Acesse o PlanejaSampa