PERGUNTAS TRANSFORMADORAS PARA A PREFEITURA DE SÃO PAULO

“A Prefeitura de São Paulo tem a cultura de fazer grandes perguntas?”, foi o questionamento que José Salibi Neto, cofundador da HSM, deixou para a plateia de servidores municipais, que participaram da primeira apresentação, do Ciclo de Palestras: Gestão, Eficiência e Inovação no Serviço Público, na manhã desta quinta-feira (9), no auditório da PMSP.


Curador voluntário do evento, Salibi abriu o Ciclo, chamando a atenção da gestão pública para a importância de se fazer as perguntas certas no tempo certo. “Hoje o mundo é cruel. Uma empresa pode acabar em três anos, o que antigamente poderia levar até 20. Há empresas que quebram justamente por fazer a pergunta errada”, explicou. Segundo ele, há uma grande busca por respostas, mas é a capacidade de fazer perguntas que pode alavancar um negócio ou até mesmo afundá-lo. Como exemplo, ele cita empresas que não acompanharam novas tecnologias, e não perceberam o novo como uma espécie de catalizador de mudanças.


Salibi compara a administração municipal com uma grande corporação, com receita, despesas e clientes. Por isso, ele questiona aos servidores qual a grande pergunta da Prefeitura. Para ele, a grande questão é como aumentar a base de arrecadação. Ele explica que a resposta fácil seria o aumento de impostos, mas que a resposta ideal é aumentar o número de contribuintes, aumento oportunidades para novas empresas e empregos na cidade. “A gestão da prefeitura é como consertar um avião durante o voo”, ironizou sobre a dificuldade de gerir uma cidade em constante transformação, como São Paulo.


Ao serem provocados a procurar as melhores questões para a Prefeitura, servidores apontaram como conquistar melhorias na área da saúde, como estimular servidores na educação e como identificar e conquistar o principal público da prefeitura, o cidadão.


“É evidente que não temos todas as respostas. Mas, temos muitas perguntas e as respostas para elas estão aqui – com os servidores. Precisamos ouvir para identificar o que podemos fazer para resolver questões essenciais para nossa cidade”, observou o secretário de Gestão, Paulo Uebel.


José Salibi cita diferentes autores que baseiam sua pesquisa, que gira em torno sobre como as perguntas afetam o pensamento e estimulam a qualidade das respostas. Para ele, o método é válido para todas as áreas, seja público ou privado, e especialmente, no âmbito pessoal, questionando qual a grande pergunta que os move como pessoas.

 

Ao longo do ano, a Secretaria de Gestão, por meio da EMASP, trará grandes nomes para debater, ao lado do servidor, temas relevantes para a melhoria da gestão municipal. Fique atento às datas das próximas edições.

 Saiba mais