Diário Oficial da Cidade de São Paulo

Versão impressa deixará de ciruclar em São Paulo

 A versão impressa do Diário Oficial da Cidade de São Paulo deixará de circular a partir de 1º de março. A medida é uma das ações estabelecidas pelo Decreto 57.580/2017, sobre implementação de políticas de redução de despesas da Prefeitura.

A expectativa é uma redução de 30% dos valores gastos com o Diário Oficial, uma economia de mais de 1,5 milhão de reais. A medida para redução de custos também leva em consideração a racionalização de textos, para um conteúdo mais sucinto e objetivo, otimizando o espaço para publicações. "O Diário Oficial em versão apenas digital acompanha uma tendência nacional na redução de recursos financeiros e naturais. É uma economia significativa e necessária. O conteúdo será o mesmo, com facilidade de acesso e leitura", explica o secretário de Gestão, Paulo Uebel.

Ao longo dos últimos anos, o Diário Oficial, uma das principais ferramentas de gestão e transparência, passou por várias mudanças, com o objetivo de reduzir recursos naturais e custos contratuais.

Foram feitas mudanças no layout para facilitar a leitura, disponibilizadas edições antigas pela internet, desde a sua primeira edição em caderno próprio de 1975, e oferecida a certificação digital – que atribui à página do Diário Oficial o status de documento válido e original.

Também foram desenvolvidas algumas ferramentas que agilizam a navegação, como o sistema de busca por palavras, por data e ano de edição. Tudo isto para incentivar a leitura da versão eletrônica do DOC (www.prefeitura.sp.gov.br/diariooficial).

Diariamente, são publicadas leis, decretos, portarias, editais e licitações que regem o dia a dia da capital paulista e da administração pública. Mais de seis milhões de visitantes acessaram o DOC na versão eletrônica em 2016, sendo 42,7 milhões de páginas visitadas.

Certificação eletrônica garante autenticidade da publicação
Apesar do grande número de visitantes, a utilização da certificação digital ainda é modesta. Poucas pessoas sabem que a página que acessam pela internet também é válida como documento e prova autêntica da publicação de seus atos oficiais, e pode ser apresentada em cartórios, anexada a processos administrativos e prontuários funcionais.

A certificação é garantida pela impressão da data, hora e número de autenticação no rodapé da página verificada.

Com a tecnologia da certificação digital, a autenticidade do documento consultado é garantida, o que, além de tornar o dia a dia mais prático, pois evita o recorte e cola das edições impressas, promove a otimização dos recursos naturais.

Acompanhe as publicações e fique por dentro de tudo que acontece na administração pública, acesse www.prefeitura.sp.gov.br/diariooficial.