DSS promove treinamento de funcionários para a implantação do Agita Sampa Servidor

O Departamento de Saúde do Servidor (DSS), vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), da Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização (SMG), está finalizando o Treinamento para Comitês de Implantação do Programa Agita Sampa Servidor para a 3ª turma de servidores participantes do projeto.

Foram realizados três dos cinco encontros previstos. O último será realizado nesta quarta-feira (09/06) e, em agosto, tem início o treinamento da 4ª turma. São 120 servidores inscritos, de 35 unidades da Prefeitura de São Paulo.

O treinamento é destinado aos servidores que serão membros dos comitês que atuam como facilitadores do Agita Sampa Servidor, sendo responsáveis pela divulgação das ações de promoção à saúde nas diversas unidades municipais.

O objetivo é formar agentes multiplicadores em toda a Prefeitura, visando sensibilizar os servidores para a necessidade de mudanças de hábitos e redução do sedentarismo como forma de diminuir os fatores de risco de doenças cardiovasculares.

São apresentados temas relacionados ao Programa Agita Sampa Servidor, como o papel do multiplicador dentro da unidade; cadastramento de servidores no programa, Programa Qualidade de Vida; conscientização dos fatores de riscos à saúde; alimentação saudável, importância da atividade física; técnicas de aconselhamento; Redescobrindo a Motivação: Um Olhar além do Horizonte; e apresentação de experiências bem-sucedidas.

Os servidores também ficam conhecendo o IPAQ (International Physical Activity Questionnaire), documento de avaliação do grau de sedentarismo, e como aplicá-lo, objetivando traçar estimativas de avaliação de atividade física que possam ser comparadas internacionalmente.

O Programa Agita Sampa Servidor surgiu em 2007, com a edição do Decreto nº 48.454, regulamentador da Lei nº 14.409/07, que criou o Programa Municipal de Atividade Física – Agita Sampa, visando promover a qualidade de vida dos servidores públicos municipais.

Em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), o DSS realiza ações educativas que estimulam os servidores municipais em suas respectivas unidades de trabalho a incorporar a atividade física regular em seu dia-a-dia, diminuindo o mais importante fator de risco para o surgimento de uma série de doenças crônicas e degenerativas: o sedentarismo.

 

 

Miriam Boffo
Assessora de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização - SMG
3396-7296