Curso de formação da CIPA em EAD finaliza 8ª turma

Inscrições para a próxima turma podem ser feitas até 15/10

 No dia 02 de outubro, foi finalizada a 8ª turma do curso para formação de novos agentes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na modalidade de Educação à Distância (EAD). Cerca de 400 servidores concluíram o curso, que teve início em 19 de agosto com a aula presencial.

O curso tem o objetivo de preparar o servidor para atuar ativamente na prevenção de acidentes e na melhoria das condições de trabalho nas unidades da Prefeitura de São Paulo e é promovido pelo Núcleo de Projetos e Educação em Saúde, da Divisão de Promoção em Saúde, do Departamento de Saúde do Servidor (DESS), vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla).

Na aula presencial são destacadas as principais responsabilidades do cipeiro, a importância da CIPA no ambiente de trabalho, e a ambientação ao curso à distância, que é composto por seis módulos, disponibilizados semanalmente por uma plataforma virtual (Moodle). O conteúdo abrange todas as questões relacionadas à CIPA e ao cipeiro, como: elaboração de mapa de riscos, inspeção planejada, EPI (equipamento de proteção individual) e EPC (equipamento de proteção coletiva); noções de prevenção, proteção e combate a incêndios; noções básicas de primeiros-socorros e análise de acidentes; plano de trabalho, SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), implantação e renovação da CIPA.

Com linguagem simples e intuitiva a ferramenta tem a aparência de um site comum da internet e possibilita que o aluno acesse todo o conteúdo do curso, realize as atividades obrigatórias e tenha apoio didático de um tutor. É possível montar um fórum de debates onde todos os participantes do curso podem colaborar com esclarecimentos, informações ou novos questionamentos. Para receber o certificado o aluno deve obter nota mínima de 07 em cada módulo.

O DESS, segundo a Lei 13.174/01, tem o papel de assessorar as CIPAs, desde a organização da implantação, realização do curso para formação dos cipeiros e desenvolvimento de seus trabalhos. O curso é oferecido nas modalidades presencial e à distância, que deve ser feito após a posse dos servidores como cipeiros.

Segundo o diretor da Divisão de Promoção à Saúde do DESS, Edgar Outa, com a modalidade EAD é possível atender melhor à grande demanda pelo curso, além de viabilizar a capacitação continuada dos servidores municipais.

As inscrições para a 9ª turma do Curso de Educação à Distância da CIPA estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de outubro pelo e-mail desseduc@prefeitura.sp.gov.br Podem se inscrever os cipeiros da Prefeitura de São Paulo com mandato em vigência. O curso terá início no dia 21 de outubro, com a aula presencial que acontece na Escola Municipal de Administração Pública (Emasp).