Programa visa disseminar a prática de Lian Gong nas unidades da Prefeitura

A Divisão de Promoção à Saúde do Departamento de Saúde do Servidor (DESS), da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) realizou, no último dia 20, o Seminário de Práticas Integrativas e Complementares, que reuniu mais de 200 servidores e vários profissionais de saúde, na Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo.

O objetivo principal do seminário foi apresentar o Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares - PROSPIC, criado pelo DESS, que visa promover ações para a adoção de uma cultura de saúde no trabalho no âmbito da Prefeitura de São Paulo e será implementado, inicialmente, com a divulgação, promoção e disseminação da prática do Lian Gong entre os servidores da Administração Municipal, com a perspectiva de incluir futuramente outras práticas integrativas de saúde.

O Lian Gong (Lian=Treinar/Gong=Persistência) - prática fundamentada na medicina tradicional chinesa - é uma ginástica terapêutica simples, de fácil aprendizado e execução, por meio de movimentos lentos, contínuos, equilibrados e naturais, que gera muitos benefícios à saúde. As Práticas Integrativas de Saúde (PICs) são todos os sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e de recuperação da saúde. Entre elas estão a meditação, acupuntura, homeopatia, fitoterapia, e diversas outras práticas corporais. Os diagnósticos são embasados numa visão do indivíduo como um todo.

A mesa de abertura contou com a presença da Dra. Valéria Pugliese, do DESS; da Dra. Rejane Calixto Gonçalves, da Coordenação da Atenção Básica, da SMS; e Dra. Cláudia Marques da Silva Pires, representando a superintendência do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). Elas falaram da importância do Programa e da experiência com projetos que privilegiam a adoção de PICs na Prefeitura, como no caso das Unidades Básicas de Saúde, que implantaram um modelo de UBS Integral, que incentiva o uso de práticas alternativas, de forma transversal. O HSPM, pioneiro na área, mantém há 15 anos uma sala de meditação, além de oferecer várias outras atividades.

O diretor da Divisão de Promoção à Saúde, Dr. Edgar Outa, fez uma explanação inicial sobre o PROSPIC e sua implementação. "O Programa representa a concretização de parte de um sonho e é a prova da importância de buscarmos parceiros para realizá-lo. Teremos muito trabalho daqui pra frente, mas um trabalho compensador, que envolve mudanças na cultura de atenção à saúde e comportamento, visando à aquisição de bem estar bio-psico-social e espiritual dos servidores públicos municipais e cidadãos."

Carmen Cristovam da Silva Oliveira e Maria Aparecida Sandoval, da equipe de Promoção à Saúde do DESS, apresentaram o Programa, e a metodologia de implantação de um modelo de gestão de práticas integrativas e complementares em saúde para os servidores municipais, por meio do trabalho integrado com diversas secretarias, com o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida, minimizar o índice de estresse e adoecimento, reduzir o índice de licenças médicas e tornar efetiva a adoção dessas práticas nas unidades da Prefeitura. "A implantação do PROSPIC em locais de trabalho, sugere mudanças profundas de consciência sobre a transformação do trabalho, muitas vezes patogênico, em trabalho digno e saudável, considerando necessidades de pausas durante o expediente, para o servidor exercer o cuidado com sua saúde", ressaltou Carmen.

Segundo o Dr. Emílio Telesi Junior, Coordenador da Área Técnica de Medicinas Tradicionais, Homeopatia e Práticas Integrativas em Saúde, da SMS, é cada vez maior a incorporação das PICs nos serviços de saúde. "É grande a aceitação que essas práticas vêm tendo na rede pública, tanto entre os profissionais quanto entre os usuários. A integração entre elas e a medicina ocidental moderna é uma ferramenta para a renovação das estratégias para melhorar o SUS, visando acolher, humanizar, produzir saúde e prevenir doenças", conclui Telesi Jr.

Também participaram do Seminário a Dra. Joseli Beatriz Suzin, Coordenadora do Programa Vida e Terapia do HSPM, que oferece várias atividades ministradas por voluntários, dirigidas aos servidores e também à população interessada; e AnaRabaçal, da Coordenadoria Regional de Saúde Leste, região onde a prática de Lian Gong é mais difundida. Ana demonstrou um tipo de dança circular, com música e movimentos suaves, realizados também pelos servidores presentes

 

O mestre Miguel Martin, presidente da Associação Espanhola de GiGong para a Saúde e diretor executivo da Internacional Health GiGong Association, finalizou o evento com a palestra "O que é o Lian Gong Shi Ba Fa", seguida de uma aula prática, realizada na parte externa do teatro, em que ele demonstrou e explicou com detalhes a seqüência dos 18 movimentos praticados nessa técnica. A aula envolveu todos os servidores presentes, que participaram ativamente e puderam conhecer melhor o Lian Gong e os benefícios de sua prática à saúde.

fotos: Miriam BoffoEste foi o primeiro de uma série de encontros que irão acontecer até o fim do ano para divulgar o Programa e sensibilizar os servidores sobre a necessidade da adoção de uma vida mais saudável.

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão - Sempla