Curso da CIPA agora pode ser feito na modalidade EAD

A Escola de Formação do Servidor Municipal iniciou, no mê de agosto, mais uma turma do curso de Educação à Distância (EAD) para a formação de novos agentes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Essa é o quinto grupo que realiza o curso utilizando uma plataforma virtual na Prefeitura de São Paulo.

O encontro faz parte do curso de formação de novos cipeiros (membros da CIPA) que é coordenado pelo Departamento de Saúde do Servidor (DESS) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), e que tem como objetivo preparar o indivíduo para atuar ativamente na prevenção de acidentes e na melhoria das condições de trabalho.

Cerca de 400 participantes compareceram a aula que, dentre outras coisas, contou com a apresentação das principais responsabilidades do cipeiro e explicações de como deve ser o trabalho de parceria com o gestor da unidade e os demais servidores.

As palestrantes Maria Silvana G. M. Duque Estrada e Maria Silvia C.Y. Fernandes ressaltaram de forma descontraída e didática a importância da CIPA dentro das unidades e deram dicas de como agir nos casos em que há resistência ao trabalho dos cipeiros. “O trabalho de vocês é de conscientização. Vocês devem observar os riscos físicos e também sugerir medidas que minimizem ou eliminem os riscos. Somente atuando de forma persistente é que conseguirão mostrar a importância da CIPA para os outros”, disse Maria Silvia aos participantes.

O DESS encontrou na modalidade de ensino à distância a oportunidade de atender a grande demanda pelo curso que antes não era suprida quando existia apenas o curso presencial. Segundo o departamento, modalidade EAD viabiliza e democratiza a capacitação continuada dos servidores que são os responsáveis diretos pela qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

“A CIPA é muito mais do que uma exigência legal. É preciso vê-la como instrumento de melhoria nas condições de trabalho, de prevenção de acidentes e futuros afastamentos, readaptações funcionais e, nos casos mais graves, de aposentadorias por invalidez”, afirmou Maria Silvana.

Moodle: plataforma de ensino a distância

Os servidores têm utilizado a plataforma Moodle para realizar o curso EAD da CIPA. Com linguagem simples e intuitiva a ferramenta virtual tem a aparência de um site comum da Internet e serve para que o aluno tenha contato com o conteúdo do curso, realize atividades obrigatórias e tenha apoio didático de um tutor.

Nele é possível montar um fórum de debate onde todos os participantes do curso podem colaborar com esclarecimentos, informações e/ou novos questionamentos.