Agita Sampa Servidor já motivou mais de 9.500

Com a prática de 30 minutos diários de atividade física como forma de combater o sedentarismo

 O programa “Agita Sampa Servidor” prossegue na promoção de encontros, palestras e outras atividades de motivação com o objetivo de superar os principais obstáculos que surgiram desde a sua criação, em 2008: conseguir a adesão de funcionários, em seus diversos níveis e funções na administração municipal, e a de gestores, chefias e encarregados, para estimular a mudança de estilo de vida dos servidores. Isso com a prática de 30 minutos diários de atividade física como forma de combater o sedentarismo e tratar e prevenir doenças crônicas não transmissíveis ou permitir que as atividades físicas, principalmente de ginástica laboral, sejam praticadas em curtos períodos, inclusive, em alguns casos, durante o horário de trabalho.

 As estatísticas do programa apontam que, de 2008 a 2012, o programa conseguiu sensibilizar pouco mais de 9.500 funcionários da Prefeitura, num total de 99 unidades de diversas Secretarias, Subprefeituras, escolas, cemitérios e outras autarquias municipais.

 O “Agita Sampa Servidor” é um dos programas desenvolvidos pela Divisão de Promoção à Saúde do Departamento de Saúde do Servidor (DESS), que, na estrutura da Prefeitura, faz parte da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla). No auditório do DESS, localizado no prédio da praça do Patriarca, ocorrem os encontros com servidores, de toda a Prefeitura, que se interessam em difundir, em suas unidades de trabalho, a importância de se cuidar da saúde, com melhores hábitos de alimentação e, sobretudo, a prática de atividade física.

 Segundo o coordenador do projeto, Dr. Sérgio Silveira Branco, isso “não significa que o servidor tem de se matricular numa academia; o importante é ele pensar em mudar seus hábitos”. E para tanto, pode começar a caminhar mais, subir escadas, praticar algum exercício, mesmo que leve.

CRIATIVIDADE

 Os encontros de motivação e esclarecimentos sobre as melhores formas de conseguir a adesão de funcionários ao programa de atividades físicas são organizados no DESS, por uma equipe comandada pela terapeuta ocupacional Patrícia Brito Moraes. Os servidores interessados são reunidos numa turma, de pouco mais de 30 pessoas, e participam de um total de cinco reuniões num semestre, para esclarecimentos e demonstração de experiências.

 Nessas ocasiões, os participantes relatam as dificuldades encontradas, até mesmo para divulgar o programa, as resistências enfrentadas e as formas encontradas para superar esses obstáculos.

 Na penúltima reunião do semestre, dia 25/04, por exemplo, um grupo pode verificar como a servidora Madalena Sansone, da Secretaria das Finanças, tem conseguido, desde 2009, manter em sua unidade o programa de qualidade de vida no trabalho. Segundo ela, “todos os esforços para a realização das atividades compensam pela redução do absenteísmo, como resultado da melhoria da saúde daqueles que diminuem o sedentarismo e praticam mais exercícios”. E ela comenta: “Muitos desistem, mas, o importante é persistir”.

 Rosângela Paes, uma AGPP também da Secretaria das Finanças, acompanha Madalena na promoção do “Agita Sampa Servidor” e lembra a importância da chamada “ginástica de pausa”, realizada no próprio horário de trabalho. Ela lembra que “é uma forma de valorizar o funcionário, que assim é visto como um patrimônio”.

 Os participantes do encontro no DESS puderam ver várias formas de motivar seus colegas a aderir às atividades físicas. Mas, antes, eles próprios responderam a um questionário (IPAQ), que mede o nível de sedentarismo.  Outros participantes do programa de difusão do Agita Sampa Servidor receberam um aparelho – o pedômetro – para computar, durante 15 dias, a média de passos que cada um dá por dia (um número razoável é de 10 mil).

 A professora Ariana Prata Ferreira, por exemplo, vai buscar levar sua experiência às colegas e demais funcionários da EMEF Padre Aldo da Tofori. Ela tinha uma vida excessivamente sedentária, voltada ao trabalho, como demonstrou a medição do pedômetro. Adotou uma esteira, já está perto dos 10 mil passos por dia e garante: “Não pretendo parar por aí, e vou motivar mais pessoas a fazer o mesmo”.

 Na última quinta-feira (09/05), o DESS promoveu o último encontro da turma deste semestre, quando os grupos apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos em suas unidades, os problemas enfrentados e se conseguiram, e como, superá-los.
 Esses servidores, após entrega de relatórios de trabalhos e de pesquisas aplicadas junto a colegas de suas unidades, recebem os respectivos certificados do curso concluído, o que lhes proporciona vantagens em sua carreira funcional.