Cuidados especiais para a prevenção de acidentes no trabalho

Engenheira dá dicas de como agir com segurança no escritório e evitar acidentes

Diariamente acontecem acidentes em repartições públicas que poderiam ser evitados, se houvesse o conhecimento dos funcionários sobre prevenção de riscos.

A engenheira de Segurança do Trabalho, Jussara Kupper S. Machado, do Departamento de Saúde do Servidor, ligado a Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP - tem um lema: “Nada é tão importante que não possa ser feito com segurança”. Servidora há 28 anos da Prefeitura ela faz palestras sobre prevenção de acidentes nas unidades da Prefeitura.

Em todo departamento é necessário que um engenheiro faça uma análise do projeto e aponte os riscos possíveis de acidentes para assim serem evitados. Se não houver este profissional, a equipe de CIPA (Condições Internas de Acidentes) podem se responsabilizar por esta vistoria. Somente após a identificação do risco, é possível planejar uma prevenção.

O ideal para todo setor é de que todo funcionário, que chegasse ao departamento, participasse de uma integração e fosse informado sobre os principais riscos do local. Se você conhece onde tem o risco, você vai tomar mais cuidado.

É preciso avaliar o risco em qualquer lugar que estiver, seja no escritório, em casa, no trânsito, ou em uma fábrica. No escritório, um dos maiores problemas encontrados é referente à escada. “Escada é um grande risco para o trabalho”, adverte Jussara.

A seguir, algumas dicas:

Escadas 

  • Deverá ter um corrimão que não seja escorregadio;
  • Coloque fita antiderrapante nos degraus;
  • Desça as escadas andando sempre devagar;
  • Evite descer as escadas correndo, ande;
  • Não brinque nas escadas.

Elevadores

  • Evite brincadeiras no elevador;
  • A capacidade média deve ser de até 6 pessoas com 70 kg cada em média;
  • Os elevadores devem ser vistoriados periodicamente.

Nas próximas semanas, publicaremos textos com várias dicas de prevenção de acidentes no escritório. Participe, envie sua sugestão ou dúvida sobre as matérias para imprensasempla@prefeitura.sp.gov.br