8ª edição do Agita Sampa Servidor

Programa incentiva a atividade física diária

O Agita Sampa Servidor é um projeto desenvolvido pelo Departamento de Saúde do Servidor – DESS - em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS -, com o intuito de incentivar a atividade física na vida dos servidores, ao menos 30 minutos por dia, no mínimo 5 vezes por semana.

Segundo o coordenador do projeto, Dr. Sérgio Silveira Branco, as pessoas precisam acabar com o sedentarismo. “Precisamos despertar o interesse para a caminhada sem dificuldade”, declara. Para o médico, o sucesso do projeto não depende de quantas pessoas aderirem ao programa, mas da participação efetiva do servidor que se dispôs a entrar nesse projeto. “Se ao menos um incorporar o programa, está ótimo”, completa.

A proposta do projeto surgiu da Divisão de Promoção à Saúde, ligada ao DESS, ao notar o grande número de licenças médicas e o índice de sedentarismo dos servidores.

Desde 2008 são realizados encontros semestrais para a criação de comitês que façam a implantação do Agita Sampa Servidor em unidades de ensino.

Os servidores se inscrevem nos cursos e participam de palestras educativas para representarem sua unidade e contribuírem na mudança de estilo de vida e do sedentarismo.

Para a funcionária da E.M.E.F. Marlene Rondelli, Deise Cristina Barbosa de Almeida, estar bem com você mesmo é importante para conquistar mais adeptos ao programa. “Há mais de um ano emagreci 8 quilos. Mudei minha alimentação e investi um pouco mais em mim”, conta a servidora.

Nas palestras são discutidos assuntos como prevenção de doenças, alimentação saudável, bem estar físico e mental e, ainda, são realizados exames de controle aos fatores de risco de doenças cardiovasculares, como: glicemia, pressão arterial e o cálculo de medida do IMC.

Após seis meses do curso, os representantes apresentam os resultados do programa ao DESS como: a quantidade de pessoas que aderiram, como foi realizada a implantação, quais os benefícios que essas mudanças trouxeram para o dia a dia dos servidores e os números do IPAQ (Questionário que avalia o grau de sedentarismo) aplicado no início e término do programa.

Competência, Criatividade e Bom Senso

Na abertura do 8º treinamento de Comitês do Programa Agita Sampa Servidor, os participantes tiveram uma conversa com o palestrante, Salatiel Nascimento Ribeiro, sobre como lidarem com seus colegas de trabalho durante a implantação do programa.

Os temas abordados estavam relacionados diretamente à gestão do projeto e a dicas de como conquistar o sucesso, contribuindo para que os representantes possam despertar o interesse dos outros funcionários.

 CLIQUE AQUI E CONHEÇA MAIS SOBRE A CAMINHADA DO AGITA MUNDO!

Clique aqui para visualizar o álbum de fotos no Facebook.