Trabalho com mais saúde e qualidade de vida

05/11/2008 - Gestão

O funcionalismo municipal de São Paulo tem números que refletem a enormidade da nossa metrópole. São 180 mil trabalhadores entre ativos e inativos. Entre os ativos, dois terços têm idades entre 40 e 60 anos e 70% são mulheres. Quase metade tem ensino superior completo.
Com uma população desse tamanho – maior que a de 97% dos municípios brasileiros – a saúde se torna uma preocupação ainda mais importante.

Por esse motivo, o Departamento de Saúde do Servidor (DSS), da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, nos últimos anos, deixou de ser responsável apenas pelas perícias médicas e passou a atuar na promoção à saúde.

O ponto de partida foram as informações obtidas pela Divisão de Perícia Médica. Os afastamentos por licença médica têm como principais causas os distúrbios osteomusculares (problemas na coluna, tendinites, artroses) e os transtornos mentais e comportamentais (depressão, estresse, dependência de álcool e outras drogas).

Assim, um dos principais programas é o de Atenção a Usuários de Álcool e Drogas, que iniciou seu trabalho de campo em 2008, no Centro de Controle de Zoonoses, com o objetivo de padronizar as ações gerenciais e tratar o problema como uma questão de saúde. Além deste, o Grupo de Orientação Terapêutica em Saúde Mental faz um trabalho de orientação e acompanhamento de servidores com transtornos mentais e pós-traumáticos.

O Agita Sampa Servidor, ao combater o sedentarismo, previne tanto as doenças osteomusculares quanto as crônicas, como hipertensão, obesidade, diabetes, etc.
Outro programa é o de Saúde Vocal, que previne o aparecimento de problemas de voz através de orientações para professores e educadores.

Esses programas e outros temas de saúde serão apresentados durante o Seminário Municipal de Saúde do Servidor, que acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro.

O seminário é dirigido aos gestores e servidores em geral e tem como objetivo difundir e debater questões relativas à saúde e qualidade de vida no trabalho.
Neste ano, o tema que norteia o evento é a modernização na atenção aos servidores e apresentação das ações de saúde desenvolvidas pelo DSS.

Seminário Municipal de Saúde do Servidor
Local: Centro de Eventos e Negócios de São Paulo - rua Rui Barbosa, 422, Bela Vista.
Data: 6 e 7/11/2008
Horário: 8h às 18h
Inscrições:
http://www9.prefeitura.sp.gov.br/forms/dss
Informações: 3397-3035 (Ubiratan) ou 3397-3046 (Socorro)