Agita Sampa servidor estimula o combate ao sedentarismo

07/04/2009 - Modernização, Gestão e Desburocratização



Atividade Física é Saúde! Acumule pelo menos 30 minutos por dia!

Em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física (06/04), a coordenação do Programa Agita Sampa Servidor e servidores de diversas secretarias da Prefeitura participaram da 8ª Caminhada Agita Mundo, que tem o objetivo de chamar a atenção da mídia e da população para os benefícios de um estilo de vida saudável. Cerca de 30 mil pessoas participaram da caminhada, que aconteceu no último dia 05, com largada no MASP, na Avenida Paulista, e chegada no estacionamento da Assembléia Legislativa.

O Programa Agita Sampa Servidor visa sensibilizar os servidores municipais sobre a importância da adoção de um estilo de vida mais saudável e do combate ao sedentarismo, considerado um dos mais importantes fatores de risco de doenças cardiovasculares, crônicas e degenerativas. O objetivo do Agita é motivar a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física de intensidade moderada, de maneira contínua ou acumulada, pelo menos 5 vezes por semana.

O Programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização, por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Divisão Técnica de Promoção à Saúde do Departamento de Saúde do Servidor (DSS) e Departamento de Recursos Humanos (DRH), com a parceria do CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, e dos comitês responsáveis pela divulgação das ações de promoção à saúde nas diversas unidades da Prefeitura, que estimulam os servidores a incorporar a atividade física no seu dia a dia, diminuindo o sedentarismo.

O Agita Sampa Servidor foi implantado efetivamente em 2008 com a sensibilização dos servidores sobre a importância de um estilo de vida saudável, através de palestras, avaliação dos fatores de riscos para doenças cardiovasculares e realização de encaminhamentos, quando necessário; além dos treinamentos e oficinas de capacitação aos Comitês formados por representantes das Unidades de Recursos Humanos e Supervisões de Gestão de Pessoas da Prefeitura.

Na implantação do Programa, observou-se que, dos 1741 servidores que passaram pelas avaliações de fatores de risco, 22% dos servidores apresentaram glicemia alterada, 35% eram hipertensos e 64% apresentaram IMC (índice de massa corpórea) acima do normal, sendo 62% do sexo feminino, 37% na faixa etária de 40 a 49 anos, 32% na faixa etária de 50 a 59 anos e  10% acima de 60 anos. 

O DSS iniciou esse trabalho a partir da análise de dados de 2006, que mostraram que hipertensão arterial, diabetes e obesidade estavam normalmente associadas a outras patologias responsáveis pelas 2.264 licenças médicas naquele ano. No mesmo período, em exame médico periódico de servidores ativos, foi encontrada uma prevalência de 8% de hipercolesterolemia (nível alto de colesterol no sangue) para todas as faixas etárias.

Daí a importância do gestor valorizar o servidor e criar condições para que atividades que promovam à saúde sejam implantadas na sua unidade de trabalho, como uma ação preventiva, já que um servidor saudável e satisfeito desenvolverá melhor seu trabalho.

Segundo a coordenação do Agita Sampa Servidor, os comitês estão dando prosseguimento às atividades nas unidades e, paralelamente, novos grupos serão sensibilizados e capacitados pelo Programa.  Nesta semana, deverá ser publicado no Diário Oficial o comunicado sobre as inscrições para o treinamento de novos comitês.


 

Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização
3396-7296