GEOSAMPA – UTILIZANDO O PORTAL DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS E GEOESPACIAIS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO (MÓDULO BÁSICO)

Eixo: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

O GeoSampa reflete a infraestrutura de dados geoespaciais da Cidade de São Paulo. A ampla disponibilização dos dados e produtos georrefenciados numa base única traz uma série de benefícios aos usuários que podem consultar, no mesmo portal, dados fundamentais para análise territorial. A possibilidade da utilização de dados e informações oficiais, fidedignas às fontes de produção e acessadas de forma simples e intuitiva permitem a elaboração de análises mais estruturadas, de melhor qualidade e em períodos mais curtos, otimizando as ações de planejamento e gestão. O crescente número de usuários - 100 mil visitas/mês - demonstra a consistência do SIG, hoje oficializado via decreto municipal. Trata-se de um avanço para a política de gestão de informações da cidade, pois além definir o SIG-SP como um sistema aberto, integrador, dinâmico e em constante adequação à realidade urbana, dá diretrizes quanto à organização dos dados municipais e sua disponibilização ao cidadão de forma livre e transparente. O portal GeoSampa reflete todo o conteúdo do Sistema de Informações Geográficas da Cidade de São Paulo (Decreto nº 57.770/2017) e forma a permitir o compartilhamento de informações geográficas de vários temas. Seu conteúdo abrange, essencialmente, informações sobre mapas, dados e ferramentas de geoprocessamento que podem auxiliar os técnicos das secretarias e subprefeituras em suas atividades cotidianas.

OBJETIVOS
Capacitar os servidores na utilização de dados e informações integrando-os no processo de gestão de informação e transparência necessárias a melhoria da gestão pública. Apresentar o GEOSAMPA, seu conteúdo e aplicações. Capacitar os usuários à navegação dos mapas e à consulta de dados. Capacitar os usuários à pesquisa de informações e atributos e realização de download de mapas, croquis e imagens. Capacitar os usuários na consulta de metadados.

CONTEÚDO
A capacitação será iniciada com a apresentação do GEOSAMPA incluindo histórico, conteúdo, principais aplicações – parte teórica. Suas páginas serão apresentadas com destaque as formas de consulta e navegação. Em seguida os alunos conhecerão o conteúdo e ferramentas de navegação do mapa, onde aprenderão a funcionalidade de todos os recursos disponíveis através dos botões de acesso (zoom, formas de pesquisa, seleção de camadas, escala, impressão, etc.). Consultas específicas serão realizadas como exemplo, considerando o perfil dos alunos presente.

PÚBLICO-ALVO
Servidores da PMSP que desenvolvam trabalhos de consulta de mapas e dados sobre o Município e Cidadãos interessados em mapas e dados geoespaciais do município, que realizem estudos, pesquisas e/ou desenvolvam projetos afins. As vagas podem ser distribuídas até 50% para cada público.

METODOLOGIA
Administração de aula teórica: demonstração, transmissão dos conceitos, mecanismos de ação, aplicabilidade e demais informações sobre a ferramenta GeoSampa.

CARGA HORÁRIA
4 horas.

AVALIAÇÃO
Frequência: 100%
Aproveitamento mínimo: Bom