GOVERNANÇA, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS NA ÁREA PÚBLICA

Eixo: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

Os avanços dos processos de gestão na área pública exigem do gestor público bons conhecimentos dos modernos recursos de gerenciamento, de modo a tomar decisões com maior grau de confiança e a obter melhores resultados na execução e controle de seus processos gerenciais.

OBJETIVO
Estar familiarizado com os princípios básicos que caracterizam o bom processo de governança, planejamento estratégico e execução dos serviços nas organizações públicas;
Mudar a cultura gerencial e contribuir para mudança da cultura organizacional, adotando métodos de gestão mais voltados ao alcance dos resultados estabelecidos nas metas planejadas.

CONTEÚDO
1ª Aula: Alguns elementos conceituais de economia e de administração
2ª Aula: O processo de gestão; Governança; Planejamento.
3ª Aula: Execução do plano estratégico: Balanced Scorecard; Planejamento operacional; Mapeamento de processo e indicadores de desempenho.
4ª Aula: Plano operacional - Ferramentas gerenciais; Educação e treinamento; Brainstorming; Diagrama de causa e efeito; Gráfico de Pareto; Plano de Ação - 5W e 2H; Outras ferramentas.
5ª Aula: Exercício prático – modelagem de um plano de ação para solução de problema ou aplicação de melhorias – Caso real.
6ª Aula: Exercício prático – modelagem de um plano de ação para solução de problema ou aplicação de melhorias – Caso real.
7ª Aula: Exercício prático – modelagem de um plano de ação para solução de problema ou aplicação de melhorias – Caso real.
8ª Aula: Exercício prático – modelagem de um plano de ação para solução de problema ou aplicação de melhorias – Caso real.
9ª Aula: Seminário de avaliação do plano de ação.
10ª Aula: Seminário de avaliação do plano de ação.

METODOLOGIA
Aula expositiva dialogada, leitura de textos, pesquisa no local de trabalho, estudo de caso/problema real, seminários com participação de todos na avaliação do plano de ação.
1ª, 2ª, 3ª e 4ª aulas, abordagem teórica da administração, com reflexão da aplicação dos conceitos apresentados em aula na gestão pública.
5ª, 6ª, 7ª e 8ª aulas, abordagem prática da administração, com estudo de caso real dos processos de gestão em unidades da administração onde os participantes atuam.
9ª e 10ª aula, seminário para exposição e debates dos estudos feitos e conclusões.

PÚBLICO-ALVO
Servidores públicos municipais.

CARGA HORÁRIA
30 horas.

AVALIAÇÃO
Conceito: BOM
Frequência: 75%
Nota mínima: 5