GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E CONTROLE SOCIAL - MÓDULO 1 - PACTO FEDERATIVO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Eixo: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

O que é política pública e como esta se configura a partir do pacto federativo que organiza a atuação da União, Estados e Municípios brasileiros? Como analisar a peça orçamentária? E quais são os instrumentos de planejamento público hoje no Brasil? Como se organiza a participação da sociedade civil na gestão estatal, principalmente no que se refere aos espaços dos Conselhos de Políticas Públicas? Essas são questões que o curso visa responder.

OBJETIVO
Apresentar de maneira introdutória o conceito de política pública e a sua análise em termos de ciclos de políticas públicas (agenda, formulação, implementação e avaliação). Apresentar a dimensão do controle externo e da participação, característica fundamental da política pública dentro do Estado Democrático de Direito.

CONTEÚDO
• O que é Política Pública: definição de um conceito
• O ciclo de Políticas Públicas
• O Pacto Federativo no Brasil

METODOLOGIA
Serão realizadas aulas expositivas com dinâmicas que permitam a participação e interação constante dos alunos. Durante todas as aulas teóricas também serão apresentados exemplos práticos que permitam ao aluno visualizar melhor os conceitos trabalhados.

PÚBLICO-ALVO
Servidores públicos municipais.

CARGA HORÁRIA
9 horas.

AVALIAÇÃO
Frequência: 75%
Nota mínima: 5,0