ANÁLISE DE INDICADORES - INTRODUÇÃO

Eixo: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

Nos últimos anos, a Prefeitura do Município de São Paulo passou a considerar, em seu Plano de Metas, itens que podem e devem ser qualificados e quantificados por meio do uso de indicadores, pois eles auxiliam no controle e no acompanhamento do cumprimento de tarefas que compõem as metas. O alcance de uma meta pode ser, hoje, facilmente identificado quando valores dos resultados dos indicadores propostos são conhecidos. Assim, a gestão pública, com base em indicadores, tem se tornado mais acessível, não somente ao gestor, mas também, ao munícipe, que pode requerer e ter acesso a informações sobre os serviços prestados. O uso correto de indicadores pode ajudar a melhorar a qualidade no serviço público o que deve ser uma busca constante.

OBJETIVO
Compreender os indicadores e seus usos; calcular valores que possam ser usados como indicadores; melhorar a qualidade dos serviços prestados a partir do cenário evidenciado pelos indicadores; estimular o crescimento profissional; permitir a aquisição de novas competências relacionadas ao planejamento, acompanhamento e avaliação de atividades.

CONTEÚDO
• Indicadores – conceitos;
• Tipos e características;
• Políticas públicas;
• Limitações;
• Fontes oficiais e outras fontes;
• Eficácia, eficiência e efetividade no serviço público.

METODOLOGIA
Aulas expositivas, exposição dialogada, prática de exercícios e debate.

PÚBLICO-ALVO
Servidores, em geral, que precisam construir indicadores, com base em metas e objetivos estabelecidos na PMSP, tecnicamente definidos e delineados nos programas de previsão de cumprimento de atividades diversas.

CARGA HORÁRIA
8 horas

AVALIAÇÃO
Conceito: BOM
Frequência: 100%