MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: CONSTRUINDO E INTERPRETANDO AS CIDADES EXISTENTES DENTRO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Dentro do novo contexto global, tem-se a implementação de uma política cada vez mais inclusiva. Preza-se por um modelo que leve em conta as demandas e necessidades da população para a criação de políticas públicas e outras ações governamentais.
Neste contexto, a inclusão da população dentro de políticas patrimoniais vem crescendo em todo o mundo. Esta palestra visa explicar como ocorre este processo de inclusão, percorrendo o histórico de implementação de políticas patrimoniais no Brasil e na Espanha.
Além disso, tendo em vista o papel dos bens culturais para formação de memória e, sobretudo a identidade, é de suma importância a apropriação destes bens pela população. Este último item deverá ser exemplificado por casos no município de São Paulo.

OBJETIVOS
Aumentar a participação da população em processos relacionados ao patrimônio cultural do município de São Paulo; Explicar como funcionam as políticas de patrimônio no Brasil e em países íbero-americanos; Explicar o processo de formação de identidade e memória por meio de referências culturais; Dar exemplos de apropriação de espaços pela população em países ibero-americanos e em São Paulo; Aumentar sentimento de pertencimento frente aos bens tombados.

CONTEÚDO
Surgimento do patrimônio cultural no Brasil;
Surgimento do patrimônio cultural na Espanha;
Patrimônio cultural e identidade (individual e coletiva);
Processos de apropriação dos bens patrimoniais pela população;
Exemplos ibéricos e paulistanos apropriação de bens patrimoniais pela população.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos. Preferencialmente, educadores, arquitetos, engenheiros e historiadores. Curso aberto para a sociedade civil.

METODOLOGIA
Palestra expositiva.

CARGA HORÁRIA
4 horas

AVALIAÇÃO
Frequência: 100% e conceito BOM