LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE INSTRUTORIA

As Escolas de Governo são importantes instrumentos de capacitação dos agentes públicos. Na Prefeitura de São Paulo, são onze centros de formação que contam com o apoio de instrutores(as) funcionários(as) da própria Administração Municipal.

Estes(as) profissionais são propositores de cursos, workshops, oficinas e laboratórios. Apesar de deterem conhecimento nas áreas de didática, instrutoria e andragogia, é essencial que novos desafios, parâmetros e referências sejam apresentados, para que o ensino seja cada vez mais qualificado.

A proposta deste laboratório é oferecer formação experimental e suplementar, instrumentalizando instrutoras e instrutores em novas técnicas e formas de abordagem em sala de aula, em consonância com os princípios da EMASP.

OBJETIVOS
Adquirir conhecimentos; Desenvolver habilidades; Incorporar novas atitudes e valores relacionados às áreas de didática, instrutoria e andragogia; Desenvolver formas de expressão artística e corporal como recursos pedagógicos e de linguagem.

CONTEÚDO
Introdução: voluntariado, protocolos, normas e procedimentos de instrutoria;
Integração: estabelecimento de parcerias para fortalecimento do trabalho;
Potencialização extrema do uso da didática de problematização e dinãmicas de grupo;
Uso de elementos artísticos (teatralização, dramatização e musicalização) na condução de grupos de trabalho/sala de aula;
Laboratório experimental: apresentação dos trabalhos desenvolvidos;
Discussão final.

METODOLOGIA
Palestra, dinâmicas de grupo, debates, apresentação de filmes, análises e estudos de caso.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos que atuam como instrutores(as) voluntários(as) em Escolas de Governo e/ou que promovam treinamentos/capacitações nas unidades de trabalho.

CARGA HORÁRIA
8 horas

AVALIAÇÃO
Frequência: 100%
Conceito mínimo: bom