Coordenadoria de Planejamento (COPLAN)

A Coordenadoria de Planejamento (COPLAN), instituída pelo Decreto Municipal 51.820 de 27 de setembro de 2010, possui como atribuições gerenciar o acompanhamento físico-orçamentário das ações do município de São Paulo e prestar assessoria econômica em planos e projetos.

Além de gerenciar o Sistema Central de Planejamento e Orçamento do Município, a COPLAN elabora, em conjunto com a Coordenadoria do Orçamento, a proposta orçamentária anual do Município, o Plano Plurianual e a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Visando melhorar a tramitação dos recursos orçamentários dentro da Prefeitura, a Coordenadoria promove ações para garantir a compatibilidade entre o Plano Diretor Estratégico, o Plano Plurianual e as Leis Orçamentárias Anuais, bem como com os demais planos de ação elaborados pelo Município.

Ela produz cenários estratégicos que venham a auxiliar na definição das metas setoriais e presta suporte à elaboração e monitoramento das ações prioritárias da Prefeitura Municipal de São Paulo, além de acompanhar, avaliar e monitorar a execução do Plano Plurianual e dos Orçamentos Anuais.

Por fim, a COPLAN presta apoio à tomada de decisões da Junta Orçamentária e Financeira (JOF) instituída pelo Decreto Nº 53.687, de 2 de Janeiro de 2013.