Barra de Impressão

Secretaria Municipal da Fazenda


Secretarias / Fazenda / Tutoriais


Vídeos Tutoriais

Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe): Em média, cerca de 20 milhões de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas são emitidas mensalmente por prestadores de serviços da cidade de São Paulo. Para saber como acessar o sistema e realizar corretamente a emissão, bastar conferir o tutorial.

Emissão de Senha Web: A Senha Web é a chave de acesso para diversas áreas e serviços disponíveis no Portal da Secretaria de Finanças. Em média, 19 mil senhas são solicitadas por mês pelos contribuintes da São Paulo. Por isso, o vídeo tutorial chega como um facilitador desse processo de emissão, sanando diversas dúvidas, principalmente de Microempreendedores Individuais.

Emissão de Certidões: Por meio do sistema, o contribuinte consegue emitir e confirmar a autenticidade da Certidão Unificada por CPF ou CNPJ, a antiga Certidão de Tributos Mobiliários. O vídeo traz o passo a passo desse processo.

Domicílio Eletrônico do Cidadão Paulistano (DEC): O DEC é um novo canal de comunicação da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico com o contribuinte da cidade de São Paulo, sendo obrigatório em alguns casos. Para saber como funciona a caixa postal e quais são todas as funcionalidades do DEC, basta assistir o vídeo tutorial.

Demonstrativo Unificado do Contribuinte (DUC): O Demonstrativo Unificado do Contribuinte é uma ferramenta online que te permite checar sua situação financeira e tributária com a prefeitura de São Paulo. Você sabe como ele funciona?

Atualização de dados cadastrais do IPTU: Obrigatoriamente todos os contribuintes, isentos ou não do IPTU, precisam estão com seus dados atualizados. Veja neste tutorial um passo a passo de como realizar a atualização cadastral.

Declaração de Transação Imobiliária (DTI): A DTI é obrigatória para que um imóvel seja transferido para outra pessoa e assim fazer o pagamento do ITBI. No vídeo tutorial, este processo é detalhado para que a guia de recolhimento, com os dados do imóvel e do tipo de transação, seja preenchida corretamente.