Centro de Atendimento da Fazenda Municipal já oferece todos os serviços em novo endereço

Munícipe deve fazer agendamento prévio pelo site antes de ir ao local


A antiga Praça de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, localizada no Vale do Anhangabaú, está com nome e localização novos. Agora conhecido como Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF) e localizado no Edifício Othon (Praça do Patriarca, 69), o espaço recebe cerca de 1.500 pessoas todos os dias. A primeira etapa da mudança ocorreu no fim de fevereiro e o restante dos serviços presenciais fazendários foram transferidos para o local nesta quarta-feira (21/03).

Mais de 100 serviços estão disponíveis aos munícipes paulistanos no local, sendo eles sete principais: IPTU, ISS, ITBI, Imunidade e Isenção, Devolução de Tributos, Autuação de Processos e Parcelamentos.

A migração dos serviços durou cerca de um ano para que todos chegassem ao novo endereço. De acordo com o diretor da Divisão de Atendimento da Receita Municipal, Felipe Torrano, houve uma integração gradual das atividades, principalmente da Subsecretaria da Receita Municipal (SUREM), como preparação para a mudança.

O procedimento para agendar o atendimento continua sendo feito da mesma maneira, pelo site http://agendamentosf.prefeitura.sp.gov.br/forms/BemVindo.aspx. Apesar de as vagas não terem aumentado, e o tempo de espera para o agendamento ser o mesmo, o tempo gasto no novo endereço pretende ser menor. Segundo Torrano, a área do CAF é mais condensada, o que permite que o trabalho seja feito com maior agilidade. “Como o outro espaço era muito grande, a questão logística atrasava o atendimento.”

A contadora Amanda Cristina Machado conta que o agendamento pelo site foi simples de se fazer e elogiou o atendimento que recebeu no CAF. “Saí daqui satisfeita com tudo resolvido do cadastro e atualização de empresas que eu precisava.”

O contribuinte Edson Nilson Ventura conseguiu resolver problemas com seu Cadastro de Contribuinte Mobiliário (CCM). Segundo ele, o atendimento na nova sede da Secretaria da Fazenda melhorou em relação à antiga Praça de Atendimento. “Me atenderam muito rápido, sempre gostei da qualidade da Prefeitura.”

Aqueles serviços que podem ser realizados inteiramente pelo site não são executados no local. Quando essa situação acontece, o contribuinte é orientado no balcão de informações a fazer o serviço de forma online. Sem agendamento o contribuinte também não tem acesso ao atendimento presencial – para auxiliar nesses momentos, o CAF conta com funcionários e materiais de apoio que explicam como deve ser feito o procedimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-