Prefeitura de São Paulo fiscaliza lavanderias em ação tributária

Dessa vez, alvos da fiscalização da Secretaria da Fazenda foram as lavanderias. Ações presenciais são realizadas semanalmente e incentivam a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Visando o combate às fraudes e sonegação de impostos, a Secretaria Municipal da Fazenda realiza, desde março e semanalmente, ações de fiscalização tributária em estabelecimentos prestadores de serviços dentro da cidade de São Paulo. Na última quinta-feira (27), 20 auditores fiscais da pasta compareceram em 15 lavanderias espalhadas pela capital paulista, notificando os locais que apresentam indícios de irregularidade tributária.

“Nesta última ação do mês de abril, fiscalizamos um setor em que muitos não costumam pedir nota fiscal. Em maio, as ações serão intensificadas para abranger novos setores e retornar aos que já foram fiscalizados”, disse o subsecretário da Receita Municipal, Pedro Ivo Gândra.

Todo trabalho de auditoria é estudado antecipadamente por um grupo de inteligência fiscal da Secretaria, que verifica suspeitas de irregularidades, por meio das informações do sistema da nota fiscal eletrônica e do cruzamento de informações. Com a ação contínua e o trabalho regular dos auditores, os resultados já mostram-se positivos, tanto para os contribuintes quanto para o orçamento do município. O aumento das Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas – NFSe emitidas na capital foi de 19,8% em março, maior crescimento mensal em 10 anos. Além das ações nas ruas, o Programa “Sua Nota Vale 1 milhão” teve grande contribuição para o aumento de emissão de notas, já que muitas pessoas passaram a solicitá-las em estabelecimentos como cabeleireiros, hotéis e estacionamentos.

“Nosso objetivo é combater a sonegação de impostos. Por isso, essas ações serão realizadas cada vez com mais frequência para que os prestadores de serviços, que estão irregulares, saibam que iremos chegar até eles”, disse o secretário da Fazenda, Caio Megale.

A ação de fiscalização tributária da Fazenda já passou por serviços de valets na região da Vila Madalena, academias e salões de beleza de grande porte em bairros como Higienópolis, Vila Olímpia e Bela Vista, um prédio comercial de alto padrão, na Av. Berrini, empresas de construção civil, autoescolas e também universidades.