Secretaria da Fazenda disponibiliza ferramenta online para emissão de Certidões de Tributos e Informações Imobiliárias

Por meio do Demonstrativo Unificado do Contribuinte, não será mais necessário comparecer à Praça de Atendimento da pasta

Com o objetivo de facilitar o dia a dia do contribuinte da cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Fazenda acaba de lançar mais uma novidade. A partir de agora, as Certidões de Tributos e Informações Imobiliárias também poderão ser emitidas diretamente pela internet por meio do Demonstrativo Unificado do Contribuinte – DUC. A nova ferramenta alterou o procedimento que existia para solicitar a certidão e tornou o processo mais simples e rápido.
Antes, era necessário que o contribuinte se dirigisse pessoalmente até a Praça de Atendimento da pasta para solicitar a certidão. Após o pedido, o documento seria protocolado e, então, enviado para uma unidade da Secretaria para a análise. Depois, era necessário que o contribuinte consultasse periodicamente o portal da Prefeitura para verificar se a certidão havia sido emitida.

“Agora, todo esse processo foi modificado e informatizado, tornando-se mais viável, fácil e rápido, uma vez que o DUC passou a ser um ponto único para a solicitação de certidões”, diz o coordenador de tecnologia e informação da Secretaria da Fazenda, Luciano Capato.

Para emitir Certidões de Tributos e/ou Informações Imobiliárias e Mobiliárias, basta acessar www.prefeitura.sp.gov.br/duc e seguir o procedimento por meio do Demonstrativo Unificado do Contribuinte – DUC. Em casos de pedidos de Certidões Tributárias, usando a opção “análise para a emissão da certidão”, o contribuinte poderá tramitar documentações, receber a devolutiva sobre possíveis dúvidas, acompanhar a situação do pedido online e receber instruções para a regularização de pendências. Ao final do processo, será encaminhado um comunicado da emissão da certidão por meio do e-mail cadastrado durante a solicitação.

“Com essa ferramenta, a Secretaria da Fazenda vai conseguir melhorar a vida tanto do contribuinte, quanto do funcionário da Praça de Atendimento, que antes precisava organizar todo esse processo manualmente. Agora, a sua dedicação poderá ser voltada para outros trabalhos e o contribuinte não vai mais precisar comparecer pessoalmente para realizar a solicitação”, afirma Pedro Ivo Gandra, subsecretário da Receita Municipal.