Prefeitura lança três novos aplicativos de Finanças para smartphones

Ao todo, já são prestados mais de 30 serviços públicos financeiros e tributários em smartphones. Para fazer o download, basta o usuário procurar o app Finanças PMSP no Google Play ou na App Store

A Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico lançou nesta quinta-feira (dia 30/06) três novos aplicativos para facilitar o dia a dia do cidadão paulistano. Os apps Fiscalização Cidadã, Agendamento Eletrônico e Guia do Contribuinte passam a integrar uma lista com cinco outras plataformas da pasta disponíveis gratuitamente para download em smartphones nos sistemas operacionais Android e IOS. Ao todo, já são mais de 30 serviços à disposição para uso em celulares.

“Os aplicativos lançados reafirmam o compromisso da Prefeitura em disponibilizar inovações que facilitem a vida dos cidadãos paulistanos e, com eles, consolidam a Secretaria de Finanças na liderança nacional em oferta de serviços públicos financeiros e tributários para aparelhos móveis. Além disso, São Paulo passa para a lista das cidades mais inovadoras do mundo nessa categoria, ao lado de Nova York e Singapura, por exemplo”, ressalta o secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Rogério Ceron.

O aplicativo Agendamento Eletrônico chega como um facilitador para marcar uma data e horário para ser atendido na Praça de Atendimento da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico, localizada no Vale do Anhangabaú, 206, ao lado da Galeria Prestes Maia. Com ele, é possível solicitar ou cancelar o agendamento, além de receber a confirmação com um QR Code que pode ser utilizado para diminuir a espera nas filas.

O segundo aplicativo, o Guia do Contribuinte, permite ao cidadão, de onde estiver, tirar suas dúvidas com apenas alguns cliques. O programa serve como um manual simplificado, reunindo um compilado de informações úteis sobre os principais serviços da pasta.

Já o app Fiscalização Cidadã possibilita que as pessoas realizem denúncias contra a sonegação fiscal ou irregularidades fiscais relativas ao Imposto sobre Serviços (ISS) e ao cadastro do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Se um estabelecimento se negar a emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) ou emiti-la com irregularidades, o cidadão pode denunciar essa ocorrência à Prefeitura, de forma anônima. Na mesma ferramenta, é possível ter acesso a um mapa que detalha como os imóveis próximos à localização do usuário estão cadastrados no sistema de IPTU. Assim, se for constatada alguma divergência em relação ao que está no mapa e o que está sendo visto na prática, basta tirar uma foto e enviar para que a Prefeitura analise a denúncia.

Para fazer o download dos aplicativos, basta procurar no Google Play ou na App Store pelos respectivos nomes ou baixar o app Finanças PMSP, que disponibiliza a compilação dos oito aplicativos da secretaria. Além dos novos lançamentos, estão disponíveis na plataforma os seguintes sistemas:

RESTITUIÇÕES: Permite realizar consultas utilizando o CPF ou CNPJ cadastrado e receber informações sobre o andamento da solicitação de restituição enviada à Prefeitura.

CADIN: Permite gerenciar e receber atualizações sobre pendências no Cadastro Informativo Municipal, realizar consulta detalhada de débitos e enviar código de barras, via SMS, para pagamento.

PAGAMENTOS: Permite consultar pagamentos não quitados e, caso seja necessário, solicitar a regularização.

FORNECEDORES: Permite gerenciar notas e receber informes sobre o surgimento de novo empenho, liquidação, pagamentos e cancelamentos. O app também grava na agenda do celular o dia do pagamento das Notas de Liquidação e Pagamento, e permite a consulta por número do contrato e ou processo administrativo.

NOTA FISCAL PAULISTANA: Possibilita a consulta à lista de prestadores de serviços mais próximos, aos bilhetes gerados e que concorrerão nos sorteios mensais, aos prêmios dos sorteios mensais e aos créditos recebidos, utilizados e disponíveis.

Confira abaixo o vídeo sobre os aplicativos da Secretaria de Finanças