Prefeitura de São Paulo obtém grau de investimento

Reconhecimento da agência Fitch Ratings torna a cidade ainda mais atrativa para interessados em participar de parcerias com o Município

A Prefeitura de São Paulo obteve, no dia 11 de novembro de 2015, o reconhecimento do “grau de investimento” pela agência Fitch Ratings, uma das mais respeitadas agências de ratings do mundo. A agência concedeu à Prefeitura de São Paulo a nota de crédito AA+, em escala nacional, e BBB-, em escala global.

Com essa nota, a seriedade e solidez financeira da Cidade passam a gozar do reconhecimento internacional, permitindo à Prefeitura integrar um seleto grupo de entes públicos considerados pelo Mercado como de baixo risco de crédito. Esse reconhecimento, por sua vez, torna a Cidade ainda mais atrativa para os investidores interessados em participar de projetos em parceria com o Município, tais como projetos de PPPs e de concessões públicas.

A atribuição do “grau de investimento” é um marco para a história recente da Cidade e abre um novo capítulo em suas finanças. Nesse novo cenário, construído com a renegociação da dívida do Município com a União Federal, a dívida consolidada do Município encontra-se confortavelmente abaixo dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, assim como as suas principais despesas de natureza obrigatória, tais como as despesas de pessoal.

Em seu relatório, a agência Fitch Ratings reconhece a força da economia paulistana como um diferencial da Cidade de São Paulo e aposta na autonomia fiscal do Município como um dos seus maiores fatores positivos. Estes fatores foram considerados determinantes para a fixação de uma nota, em escala global, idêntica à da União Federal, considerada pela agência, por questões metodológicas, como o teto para os ratings subnacionais.

Clique aqui e confira os resultados das ações adotadas pelo município e a situação financeira da capital paulista.