Destaques da Virada Esportiva 2013

No Vale do Anhangabaú, um dos polos mais tradicionais da Virada na cidade, o público presente aproveitou as atividades da Arena Radical, Bossal Bol (arena inflável com cama elástica para jogos de voleibol e futevôlei), Arena do Idoso, tênis de mesa com o atleta olímpico Hugo Hoyama. Entre as atividades oferecidas no local, o rapel e a tirolesa no Viaduto do Chá eram os pontos mais concorridos entre os participantes, seguido do zorbing ball (uma bola “tripulada”). No total, foram 32 horas ininterruptas de atividades esportivas no centro de São Paulo.

O Memorial da América Latina e o Parque da Independência concentraram boa parte dos skatistas durante a Virada Esportiva, com eventos como o Skate Plaza no Memorial e o Skate no Museu. Os fãs desta modalidade também puderam participar da Skate Run. Batizada como a “maior corrida de skate do mundo”, a competição reuniu cerca de 4 mil participantes e teve percurso de 8km entre a Praça Charles Miller e o Memorial. O evento também fez parte da programação do Dia Mundial Sem Carro.

Opções não faltaram para a criançada neste final de semana. A Viradinha Esportiva mobilizou milhares de pessoas no Parque Villa-Lobos, na zona oeste, e no Parque Jacuí, na zona leste da cidade. Brinquedos infláveis, gincanas e atividades recreativas monitoradas foram algumas das atividades oferecidas nestes locais. O Parque Villa-Lobos recebeu várias atrações, entre elas o Desafio dos Jogos da Cidade de Streetball 3x3.

A região da Represa de Guarapiranga foi palco da Travessia Aquática, do “Deu Praia na Virada” e da Guarapiranga Radical, que ofereceu clínicas de rafting, wakeboard, stand up paddle, wake surf, kaiak e canoa havaiana. O centro esportivo Pelezão, localizado na zona oeste, foi outro polo do evento do “Deu Praia na Virada”, com futevôlei, beach soccer e handbeach (handball disputado em quadra de areia).

O Air Show foi a principal atração do Parque do Carmo. Simulador de paraquedismo, balão de ar quente, simulador de asa delta e bungee jump foram alguns dos eventos que ocorreram no segundo maior parque de São Paulo, localizado na região de Itaquera, zona leste.

Basquete 3x3 street, oficina de tênis e passeio noturno sobre patins foram algumas das opções oferecidas no Parque do Ibirapuera, na zona sul. No centro esportivo Curuçá, uma das arenas da Virada em 2013, a Caravana Radical levou clínicas de surf, stand up paddle, skate, slackline, parkour e atividades lúdicas para a região do Itaim Paulista, na zona leste. O Centro Esportivo Vila Guarani, na zona sul, também recebeu o evento no mesmo formato.

Durante a noite, centenas de ciclistas reuniram-se no Parque das Bicicletas e percorreram um percurso de 33km pelas ruas da cidade. A Pedalada Noturna fez parte da Semana Move Brasil, promovida pela rede SESC. O evento começou às21h e terminou às 02h, passando por diversos pontos históricos e turísticos da cidade, como o Parque do Ibirapuera, Memorial da América Latina e Praça Charles Muller. O SESC também ofereceu mais de 100 atividades nas doze unidades em São Paulo. Os destaques foram o blackminton e hidro night bike (Santana), clínica de vôlei com Dante Amaral (Vila Mariana), balonismo (Itaquera) taekwondo com a campeã Natália Falavigna e judô com Leandro Guilheiro (judô), no SESC Ipiranga.

Os CEU’s também contaram com uma programação variada para este final de semana. Em Paraisópolis, as clínicas de skate levaram crianças e adolescentes a aprenderem as manobras da modalidade. No CEU Parque Bristol, próximo a região de Heliópolis, artes marciais como muay-thai, jiu-jitsu e karatê fizeram parte da programação.