Barra de Impressão

Secretaria Municipal de Esportes e Lazer


Início - Secretarias - Esportes / Procedimentos Administrativos


Perguntas Frequentes

1 – Como faço para participar das aulas e atividades disponíveis nos Centros Esportivos?
Todas as aulas e atividades dos Centros Esportivos são gratuitas. Para participar, basta levar ao clube de sua preferência o seu RG, uma foto 3x4, comprovante de residência e fazer a sua carteirinha. Para mais informações acesse a nossa página voltada aos clubes, aqui.


2 – Como posso fazer minha inscrição para participar do Circuito Popular de Corridas de Rua da SEME?
As inscrições para as Corridas de Rua são abertas exatamente um mês antes da data da prova. A partir desse dia, você deve ir até a subprefeitura da região onde será realizada a Corrida e fazer o seu cadastro. Não são feitas inscrições pela internet, apenas presencialmente. Descubra as datas das próximas etapas do Circuito aqui.


3 – Preciso de informações sobre ingressos e jogos no Pacaembu. Como consegui-las?
É sempre o clube mandante o responsável pelas definições a respeito da quantidade e preço dos ingressos, setores disponíveis, etc. Por Lei Municipal, menores de 12 anos e maiores de 60 anos são considerados não pagantes. Os menores de 12, entretanto, devem estar acompanhados por torcedores pagantes maiores de 18 anos. Saiba mais sobre o Pacaembu e outros detalhes de ingressos aqui.


4 – Como consigo uma vaga no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa?
Os interessados em treinar no Centro Olímpico devem ter entre 7 e 17 anos, estudar na rede pública ou particular de ensino e participar das peneiras que oferecemos todos os meses no próprio COTP. Confira o calendário das peneiras neste mês clicando aqui.


5 – Como faço para trabalhar na Secretaria de Esportes e Lazer?
De tempos em tempos são abertos concursos públicos para que sejam preenchidas vagas na Secretaria. Para universitários que desejam estagiar no local, é necessário cadastro no CIEE. Além destas possibilidades, muitos programas da Secretaria são conveniados a entidades diversas e através delas você também pode trabalhar em nossas atividades.


6 – Como apresentar meu projeto esportivo ou realizar evento em parceria com a Secretaria?
Periodicamente a Secretaria de Esportes abre chamamentos públicos, instrumentos jurídicos que convocam entidades e pessoas jurídicas para apresentar suas propostas para a Secretaria. A SEME também possui CGPE (Coordenadoria de Gestão de Políticas Públicas e Programas de Esporte e Lazer) e CGPO (Coordenadoria de Gestão de Parcerias e Organizações Sociais), onde podem ser apresentadas as propostas. São estas coordenadorias que viabilizam e realizam eventos e parcerias. Para ver exemplos de chamamentos públicos, convênios e outros instrumentos jurídicos e procedimentos administrativos, clique aqui.


7 – Qual é o caminho mais indicado pela Secretaria para se ter acesso a toda a legislação esportiva municipal, estadual e federal?
Você encontrará toda a legislação esportiva para consulta através do link - http://www4.prefeitura.sp.gov.br/seme/CEDOC/Legis/


8 - Como constituir uma associação sócio-desportiva?
Uma entidade sócio-desportiva é uma associação de direito privado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário, que possui como finalidade a promoção e divulgação do esporte em seus vários aspectos.

Para a validação e oficialização da agremiação é preciso que os envolvidos desenvolvam uma Ata de Fundação e um Estatuto de Constituição da Associação. Em um cartório de títulos e documentos ou pelo site www.cdtsp.com.br é possível adquirir um modelo para cada um destes documentos. Após conclusão, ambos devem ser devidamente registrados no próprio cartório.

Baixe aqui o Estatuto e a Ata de Fundação.
Procure o cartório mais próximo de você.

Feita a autenticação, os documentos devem ser encaminhados à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), onde serão cadastrados. Será cobrada uma guia de arrecadação no valor de R$ 226,00 a ser paga anualmente pela nova entidade (Decreto Municipal nº 57.548, de 19 de dezembro de 2016).

A Secretaria de Esportes e Lazer fica localizada na Rua Pedro de Toledo, 1651, Vila Clementino, São Paulo, SP. Procure pela Coordenadoria de Gestão Estratégica de Equipamentos (CGEE), que também atende nos telefones 3396-6418 ou 3396-6478.

Depois de regularizada, a entidade sócio-desportiva pode se inscrever e participar de uma série de campeonatos e jogos esportivos na cidade de São Paulo. A associação também é a condição básica para que se possa administrar um Clube da Comunidade (CDC).


  • Copyright
  • SAC